Lançamento da Frente Parlamentar de Combate às Hepatites Virais lota auditório em SP

vinicius-carvalho-prb-frente-parlamentar-hepatite-sp-foto2-caroline-lopes-11-07-16

À frente do evento, o coordenador geral da Frente Parlamentar de Hepatites Virais no Estado de SP, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), também foi o mediador do encontro

São Paulo (SP) – Quase 200 pessoas lotaram o auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na noite de quinta-feira (7), para o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate às Hepatites Virais no Estado de SP, que contou com a presença de renomados especialistas na área.

À frente do evento, o coordenador geral da Frente Parlamentar de Hepatites Virais no Estado de SP, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), também foi o mediador do encontro, ao lado do presidente da Frente no Congresso Nacional, deputado federal Marcos Reategui, e o deputado estadual Wellington Moura (PRB), anfitrião da Casa e coordenador geral da Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas da Alesp.

vinicius-carvalho-prb-frente-parlamentar-hepatite-sp-foto-caroline-lopes-11-07-16O objetivo do encontro foi reunir conteúdo e informações para elaboração de um plano de ações, que possa ser difundido em todo Estado de São Paulo, gerando campanhas e ações preventivas de combate às hepatites. “Mais de 500 milhões de pessoas no mundo são portadoras de hepatite; mais de um milhão e meio de pessoas morrem anualmente vítimas de hepatite e não existe um trabalho focado em difundir informação, como existe para outras doenças tão graves quanto. Por isso, sou muito grato a todos estes especialistas que estão conosco neste evento, somando esforços para mudar tal realidade. Queremos que o tratamento chegue ao paciente, assim como informar a população sobre esta doença silenciosa”, afirmou Carvalho.

Primeiro palestrante do evento, o especialista em Hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia e Associação Médica Brasileira, Edison Parise, abordou a situação da Hepatite C, como um grave problema de saúde pública. Em seguida, o especialista do Ministério da Saúde, Marcelo Naveira e a médica especialista em gastrohepatologista, Liliana Mendes, falaram sobre um panorama geral, o avanço nas pesquisas e dados sobre a doença em âmbito nacional e na esfera do Estado de São Paulo.

O segundo bloco de debates começou com um breve discurso da coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais do Estado de São Paulo, Sirlene Caminada, parabenizando a iniciativa, e ainda contou com mais três renomados especialistas sobre o tema: o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Hoel Sette, o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, falando sobre a atuação da “Sociedade Civil Organizada na Luta contra às Hepatites Virais”, e finalizando a rodada de palestras com a apresentação do infectologista, dr. Roberto Focaccia.

“O evento foi sucesso pois conseguimos reunir várias frentes como o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual, a sociedade civil e a classe política. Juntos podemos, de fato, revolucionar positivamente o cenário da saúde, no que diz respeito às hepatites”, finalizou Vinicius Carvalho, agradecendo a presença e o empenho de todos.

vinicius-carvalho-prb-frente-parlamentar-hepatite-sp-foto3-caroline-lopes-11-07-16Teste de hepatite C

Por intermédio da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH), foram realizados gratuitamente durante o evento, mais de 70 testes de hepatite C, para o público acima de 40 anos ou pessoas com tatuagem. “A ABPH já realizou mais de um milhão de testes gratuitos e 16 mil exames de elastografia. Nossa missão é trazer à luz os quase 6 milhões de brasileiros infectados com os vírus B e C da hepatite, e que ainda vivem cada dia sem saber que estão doentes”, afirmou Humberto Silva, presidente da associação, durante sua palestra.

Julho amarelo

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deve ser menor nos demais meses do ano, pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção, porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Fotos: Caroline Lopes / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest