Juventude ganha fôlego na Câmara dos Deputados

Dos 21 parlamentares empossados no domingo (1º), seis tem idade inferior a 40 anos.

Publicado em 3/2/2015 - 00:00

Juventude ganha fôlego na Câmara dos Deputados
Dos 21 parlamentares empossados no domingo (1º), seis tem idade inferior a 40 anos

Brasília (DF) – A bancada do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Câmara dos Deputados ganhou fôlego jovem nesta Legislatura. Dos 21 parlamentares empossados neste domingo (1º), seis tem idade inferior a 40 anos. São eles, Jhonatan de Jesus de Roraima (31), Roberto Sales do Rio de Janeiro (36), Alan Rick do Acre (37), Jony Marcos de Sergipe (37), Ronaldo Martins do Ceará (37) e Fausto Pinato de São Paulo (37), respectivamente.

jhonatan-de-jesus-prb-juventude-ganha-folego-na-camara-dos-deputados-foto-douglas-gomes-03-02-15-01Jhonatan de Jesus é o mais novo da bancada republicana no Congresso Nacional e do seu Estado. Médico e com uma carreira promissora, ingressou na política há dez anos, quando tinha apenas 21 anos, e foi no PRB que decidiu lutar pelos interesses do povo. Seu primeiro mandato foi na Legislatura passada (54º) aos 27 anos. “O PRB achou em mim uma pessoa credenciada para bem representar o povo de Roraima e tenho feito isso desde o meu primeiro mandato”, disse. Para os próximos quatro anos, Jhonatan de Jesus destacou que vai continuar na defesa da redução da carga tributária, melhorar os projetos voltados para a saúde e seguridade social. O parlamentar é autor da Lei Federal nº 12.424, sancionada em junho de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, que assegura um percentual mínimo de unidades habitacionais adaptadas no programa “Minha Casa, Minha Vida” ao uso por pessoas com mobilidade reduzida, deficientes físicos e idosos. “O governo reconheceu a legitimidade deste projeto e em 15 dias ele foi aprovado no parlamento e sancionado pelo Planalto”, acrescenta.

Os parlamentares estreantes comentam sobre o desafio de ingressar na política jovem. Jony Marcos, por exemplo, teve seu primeiro cargo eletivo aos 25 anos, quando assumiu o posto de vereador de Aracaju, em 2004. Ele lembrou que a experiência adquirida no legislativo municipal vai contribuir efetivamente para a sua atuação como deputado federal. “Na verdade, venho para Brasília aos 37, mas eu cumpri dez anos de mandato como vereador da capital sergipana. Adquiri uma experiência que considero uma bagagem importantíssima para o trabalho que quero desenvolver aqui. O fato de ser jovem na idade e na política faz com que eu possa contribuir ainda mais com o meu país”, acrescentou.

Já o republicano Ronaldo Martins ingressou no parlamento aos 22 anos, quando foi eleito vereador de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE), em 2000. De lá pra cá, vem ampliando sua participação na política e tem uma vasta experiência de atuação no Legislativo Estadual do Ceará por três mandatos. “Vejo que a juventude tem a sua importância na política. Temos que envolver os jovens para participar de debates que possam contribuir efetivamente para as suas necessidades”, completou.

prb-e-a-10-maior-forca-na-camara-dos-deputados-posse-foto-douglas-gomes-01-02-15-02Na região Sudeste, a bancada republicana está sendo representada por dois jovens: Fausto Pinato (SP) e Roberto Sales (RJ). Ambos destacam que a eleição de deputados jovens mostra o clamor do povo brasileiro pela renovação do parlamento. “É uma maneira de ver que a política esta sendo oxigenada. Renovar com jovens é importante para a criação de novas ideias”, disse Pinato. Sales destaca que enxergou na política uma forma de contribuir e colaborar com as pessoas que outrora estão desassistidas pelo Poder Público. “Vi a oportunidade de promover justiça social e qualidade de vida melhor para aqueles que realmente precisam”, finaliza.

Texto: Laize Andrade / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend