Júnior Verde debate a crise no polo siderúrgico de Açailândia

Júnior Verde participa de audiência pública para debater crise no polo siderúrgico de Açailândia

A comissão especial foi instituída por solicitação do deputado Junior Verde (PRB-MA)

Açailândia (MA) – A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou na última sexta-feira (24) audiência pública para debater a crise que assola o polo siderúrgico no município de Açailândia. O evento que ocorreu no auditório do Centro Empresarial de Açailândia reuniu, além dos deputados Júnior Verde (PRB-MA) e Marco Aurélio (PC do B), representantes da iniciativa pública e privada, bem como da sociedade civil organizada.

Iniciando os trabalhos o deputado Júnior Verde, autor da proposição que instituiu a Comissão, agradeceu o empenho de todos que possibilitaram a visita às siderúrgicas da região. “Foi fundamental para entendermos a dimensão do impacto da crise no setor”, disse.

O deputado professor Marco Aurélio externou sua preocupação com relação à perda da mão-de-obra local, o déficit econômico na região e no Estado. “É uma situação em que todos saem perdendo e temos que, imediatamente, buscar soluções”, ressaltou.

Representando o governo do Estado, o secretário adjunto da Casa Civil, Helio Soares assumiu o compromisso de se unir à luta, além de possibilitar audiência com o governador Flavio Dino (PC do B) envolvendo todas as entidades representativas do setor com a finalidade de encontrar alternativas no sentido de amenizar a situação. “É uma questão muito importante, pois mexe com o desenvolvimento de uma região que contribui muito com o PIB brasileiro. Já falamos com alguns senadores maranhenses para que se mobilizem junto ao governo federal nessa luta”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Siderurgia do Maranhão, Jarles Adelino, pontuou que a presença da Comissão em Açailândia representa a proximidade entre governo e a população. “Estamos empenhados na luta por melhores condições de trabalho e rendimentos. É o momento de unirmos forças para reverter esse quadro. E o legislativo é a porta de entrada dessas soluções”, declarou.

Claudio Azevedo, presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (Sifema), lembrou que o setor vive um momento de sacrifício tentando manter os empregos dos trabalhadores. “As indústrias diversificaram a produção. Algumas produzem cimento com a escória [matéria-prima formada de impurezas como calcário e sílica advindas do processo de redução do ferro gusa] e outras produzem energia através dos gases, gerando assim outra fonte de renda”, argumentou.

A prefeita de Açailândia, Gleide Santos (PMDB), e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Gilson Meneses, apresentaram algumas medidas adotadas pelo governo municipal de fortalecimento do ambiente empresarial para as micro e pequenas empresas.

Por meio de Decreto, a prefeitura municipal regulamentou as atividades de risco, agilizando as liberações de Alvarás de funcionamento, além de ampliar e criar o parque industrial de Açailândia para as micro e pequenas indústrias.

A gestão municipal reduziu, ainda, a carga de ICMS em mais de 30% e anunciou o lançamento para os empresários do município do Programa de Compras locais, promovendo maior circulação de recurso.

Encaminhamento

No encerramento da audiência, o presidente da Comissão, deputado Júnior Verde (PRB-MA), destacou que a visita às siderúrgicas e o debate entre as entidades envolvidas foram satisfatórios para traçar um panorama da situação em que se encontra o setor siderúrgico em Açailândia.

Dentre os encaminhamentos sugeridos foi anunciada a criação de um Comitê de Crise envolvendo prefeitos e entidades afins; a liberação do crédito de ICMS e a renovação das licenças de operação por parte do Executivo Estadual.

A liberação do Reintegra, benefício que permite a empresa ganhar maior margem nas vendas ao exterior, também está sendo pleiteado no âmbito nacional. O deputado do PRB afirmou que será elaborado em relatório contendo todas as reivindicações sendo entregue ao governador Flavio Dino tão logo esteja pronto. “É preciso que o governo crie as condições para poder atrair investimentos para o Estado. Tenho certeza que o Executivo dará sua contribuição e a Assembleia se unirá nessa luta em favor dos trabalhadores maranhenses”, destacou.

Presenças

Além do presidente da Comissão, deputado Junior Verde (PRB-MA), estiveram presentes o deputado Professor Marco Aurélio, o secretario adjunto da Casa Civil, Helio Soares, representando o governo do Estado, a prefeita de Açailândia, Gleide Santos (PMDB); o secretário da Indústria e Comércio de Açailândia, Gilson Meneses; a vereadora Fátima Camilo e o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro-Gusa do Maranhão, Claudio Azevedo.

Participaram ainda, o presidente da Associação Comercial de Açailândia (ACIA), Vanderlei  Trombela; o presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL), José Melgaço; o presidente do Sindicato do Comercio de Açailândia (SICA), Djalma Chaves; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Siderurgia do Maranhão, Jarles Adelino e o representante da Confederação Nacional dos Metalurgicos, Louricardo de Oliveira.

A gerente regional do Sebrae de Açailândia, Rosilene Tavares, e o presidente da OAB, seccional de Açailândia, Erno Sorvo e o gerente de operações da VALE, Pedro também estiveram presentes.

Texto: Ellen Adrienne / Agência Assembleia
Foto: Agência Assembleia
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest