Julio Cesar defende aposentadoria integral para pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar

Julio Cesar defende aposentadoria integral para pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar

De acordo com a OMS, a doença é a sexta causa de incapacidade, apresentando maior risco de suicídio, prejuízo social e profissional

 

Brasília (DF) – O deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF) apresentou uma proposta para garantir às pessoas que sofrem com Transtorno Afetivo Bipolar a aposentadoria compulsória por invalidez permanente com proventos integrais. O texto altera a Lei Complementar 769/2008. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença é a sexta causa de incapacidade, apresentando maior risco de suicídio, prejuízo social e profissional.

O republicano destaca que o Transtorno Afetivo Bipolar provoca alterações no humor do indivíduo, afetando diretamente emoções e comportamento da pessoa. Assim, muitos dos que sofrem com essa doença ficam depressivos por semanas ou até mesmo por meses seguidos, necessitando de tratamento adequado. Os trabalhadores diagnosticados pelos médicos com a incapacidade de continuar trabalhando devem se aposentar e se cuidar. No entanto, muitas dessas pessoas ficam impossibilitadas de se tratar adequadamente por falta de condições financeiras e, às vezes também por falta de diagnósticos corretos.

“A ideia é buscar a garantia de um direito, afinal essa é uma doença moderna que tem causado a morte de milhões de pessoas. Nossa prioridade é dar condições para essas pessoas cuidarem de sua saúde”, afirma o autor do projeto de lei.

Texto: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Julio Cesar
Foto: Jessé Vieira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest