Julio Cesar assegura aprovação do Plano de Educação para o DF sem questões de gênero

Julio Cesar assegura aprovação do Plano de Educação para o DF sem questões de gênero

Para Julio Cesar, a escola tem a obrigação de ofertar o ensino de excelência e não concorrer com a família acerca de temas relacionados a questões de gênero e sexualidade.

 

Brasília (DF) – A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 428/2015, do Executivo, que dispõe sobre o Plano Distrital de Educação (PDE). O texto recebeu o apoio de 23 deputados, que fizeram várias alterações e excluíram referências a questões de gênero e sexualidade.

O deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF) foi um dos parlamentares que apresentou emendas pela rejeição de temas referentes à ideologia de gênero. O republicano explica que o texto original previa o entendimento de que ninguém nasce homem ou mulher, mas deve construir sua própria sexualidade. O PDE previa, ainda, que a criança nasce sem sexo definido e a escolha seria feita durante o seu desenvolvimento, ou seja, ela decidiria se é do sexo feminino ou masculino, independente de sua biologia homem/mulher.

julio-cesar-prb-plano-de-educacao-df-sem-questoes-de-genero-foto-jesse-vieira-17-06-15-03Para o parlamentar, a permanência de questões de gênero e sexualidade tiraria dos pais o direito de conduzir a educação de seus filhos, principalmente, em temas de moral e sexualidade. “Temos a liberdade de educar nossos filhos e ninguém pode roubar esse direito. Essa obrigação é da família, que é responsável pela formação do caráter das crianças. Já a escola, tem a obrigação de ofertar o ensino de excelência e não concorrer com a família acerca desse tema”, afirmou o parlamentar.

Projeto

Construído com a participação da sociedade e tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, o PDE é um instrumento de planejamento, gestão e integração do sistema de ensino do Distrito Federal que valerá pelos próximos 10 anos. O plano é composto por 21 metas, cada qual com estratégias específicas, além de conter diagnósticos e informações para o monitoramento e a avaliação do cumprimento das metas. Conforme previsto no PNE, o PDE deve ser sancionado pelo Executivo Local até o próximo dia 24.

Entre os avanços trazidos pelo plano está, por exemplo, a necessidade de se regulamentar, em até um ano, o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) e o estabelecimento de prazos para o cumprimento das metas, como a de universalizar até 2016 a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

Texto: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Julio Cesar
Fotos: Jessé Vieira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest