José de Arimateia visita IML Nina Rodrigues

Objetivo foi dialogar com a diretoria e conhecer a atual situação do Instituto

Publicado em 26/4/2017 - 00:00

Objetivo foi dialogar com a diretoria e conhecer a atual situação do Instituto

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (PRB), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, participou nesta terça-feira (25), com os deputados estaduais, também membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, de vistoria e reunião com a diretoria do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, localizado na capital baiana.

A visita realizada pela comitiva itinerante teve o objetivo de dialogar com a diretoria e conhecer de perto a atual situação do Instituto, que presta aos cidadãos de Salvador e interior da Bahia os serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Atualmente, o IML conta com 368 peritos com um investimento mensal de R$ 160 milhões.

jose-de-arimateia-prb-visita-iml-nina-rodrigues-foto-ascom-26-04-17-02No ensejo, o parlamentar falou do Instituto e os benefícios diretos com os equipamentos de excelência existentes, discorreu sobre a importância de mais investimento financeiro, ampliação nas instalações e no material humano e, por fim propôs a descentralização do IML.“O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues é referência na América Latina. Precisamos trabalhar de forma integrada. Nesse sentido, conto com a sensibilidade dos deputados estaduais para que incluam as necessidades do Instituto nas Emendas Impositivas e também da ação dos deputados federais com as emendas parlamentares”, pontuou Arimateia.

No encontro, o diretor Geral do IML, Elson Jefferson Neves, contou que existe no planejamento da Instituição a criação de seis centros que desempenhem as mesmas funções do IML em Salvador, em municípios baianos, como: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Irecê. “É uma iniciativa que irá melhorar muito o custo operacional e eficácia nos serviços”, disse.

O IML Nina Rodrigues é o mais antigo dos Institutos que formam a composição do Departamento de Polícia Técnica da Bahia. O Instituto é classificado como o responsável por atividades periciais em vivos, como: sexologia forense, odontologia legal e clínica médica, atividades periciais em mortos, a exemplo da necropsia e exumação, identificação de cadáveres e antropologia física, como também a realização de exames adicionais de interesse da prova material.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend