José de Arimateia realiza solenidade pelo Dia do Idoso na Alba

Encontro foi palco de discussão sobre as necessidades e cuidados fundamentais com a pessoa idosa.

Publicado em 14/11/2014 - 00:00

José de Arimateia realiza solenidade pelo Dia do Idoso na Alba
Encontro reuniu mais de 300 idosos e militantes da causa e foi palco de discussão sobre as necessidades e cuidados fundamentais com a pessoa idosa.

 

Salvador (BA) – Por solicitação do deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou sessão solene em comemoração ao Dia do Idoso. O evento reuniu mais de 300 idosos e militantes da causa e foi palco de discussão sobre as necessidades e cuidados fundamentais com a pessoa idosa.

O parlamentar do PRB trabalha com afinco pela causa e garantiu que vai implantar, em 2015, a  Frente Parlamentar em Defesa do Idoso. Na próxima legislatura, o republicano, que também foi relator do Projeto de Lei sobre a Política Estadual da Pessoa Idosa, destacou a importância do novo governador da Bahia colocar em prática os PLs em favor dos idosos.

jose-de-arimateia-prb-realiza-solenidade-pelo-dia-do-idoso-na-alba-foto-divulgacao-13-11-14-01-02“Levanto essa bandeira desde o meu primeiro mandato na Casa em 1999, quando cheguei a propor a criação da Delegacia do Idoso. Fiz, ainda, a Indicação 18.698/2011, para a criação do Instituto do Idoso. Agora, conto com a sensibilidade do novo Governo para a execução dessas iniciativas e de várias outras que farei a partir de 2015”, ressaltou Arimateia.

Compondo a mesa da cerimônia, o médico geriatra, Lucas Kuhn Pereira Prado, fez um panorama da saúde do idoso e principais doenças, que os acometem. Ele aponta o sedentarismo como um grande problema para o envelhecimento. “O envelhecimento ativo diminui o custo em saúde no estado. Cerca de 80% dos idosos moram nas capitais, então as cidades devem se planejar e ter uma estrutura adequada, para dar dignidade a eles. Como é bom discutir aqui hoje esses assuntos e apontar deficiências, com um deputado atuante em relação aos idosos”, disse o geriatra.

Conforme relatou a delegada Titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), Laura Maria de Argollo Campos, os dados em torno da violência contra os idosos ainda são alarmantes, e as consequências das agressões físicas e psicológicas muitas vezes podem ser irreversíveis na vida deles. “Ao invés de criar mais delegacias, queremos primeiro nos estruturar mais, porque ainda temos uma estrutura muito tímida. Outro ponto é que grande parte dos maus tratos são por parte da família. Vivemos numa sociedade em que as pessoas estão sem tolerância, portanto é a hora de repensar valores em torno do amor ao próximo”, opinou a delegada.

O evento foi abrilhantado com o grupo de dança “Mulekas de Ouro” e o Coral formado por mais de 10 idosas da “Faculdade da Felicidade”. A ocasião foi encerrada com um vídeo, que trouxe a reflexão em torno da atual situação das pessoas da terceira idade da Bahia e Brasil.

 

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend