José de Arimateia realiza sessão especial e feira de adoção animal

Republicano destacou a necessidade da implantação de um Hospital Público Veterinário na Bahia.

Publicado em 6/5/2015 - 00:00

José de Arimateia realiza sessão especial e feira de adoção animal
A abertura do evento aconteceu com uma feira de adoção animal, algo inédito no Brasil

Salvador (BA) – Na última semana, foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia uma Sessão Especial pela passagem do Dia Nacional dos Animais. A abertura do evento aconteceu com uma feira de adoção animal, algo inédito, pois nenhuma Casa Legislativa do Brasil havia realizado uma mobilização semelhante antes. O ato ocorreu no estacionamento da ALBA com 15 cães e gatos, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Célula Mãe.

Segundo o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), idealizador do evento, uma das expectativas com a causa animal é que o Governo do Estado construa um Hospital Público Veterinário na Bahia.

Arimateia aproveitou também para pedir aos deputados o apoio para aprovação do Projeto de Lei nº 20444/2013, de sua autoria, que objetiva proporcionar o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente em todo o Estado da Bahia. “Conto com a sensibilidade de todos os parlamentares. Acredito que a compaixão do homem para com outras espécies deve ser posta em prática de forma igualitária, ao contrário da realidade em que vivem 100 mil animais abandonados, somente em Salvador”, destacou, afirmando que no Brasil são mais de 40 milhões animais desamparados.

Ativista assídua da causa, Patruska Barreio, lamentou o abandono dos animais. “Dos 40 milhões de animais abandonados, infelizmente, é provável que 90% não conseguirão um lar”, destacou, pontuando que, como ativista, tem lutado com veemência para que essa realidade seja mudada por meio da adoção e castração.

PRB-arimateia-realiza-sessao-especial-e feira-de-adocao-animal-foto-ascom2Em um pronunciamento emocionado, Janaína Rios, da ONG Célula Mãe, ressaltou a importância da adoção. “Tenho certeza de que o animal é um ponto chave para a transformação da humanidade”, afirmou. Além disso, a ativista manifestou apoio à Frente Parlamentar de Proteção aos Animais. O colegiado pretende avaliar a situação das associações e ONGs baianas, discutindo carências existentes e apoiando-as na aprovação de projetos que estabeleçam mais rigor na apuração de crimes contra animais, além de outras ações.

Conforme relatou o médico veterinário e chefe do Setor de Vigilância da Raiva do Centro de Zoonozes do município de Salvador, Aroldo Borges Carneiro, cerca de 60 milhões de pessoas morrem de raiva no mundo, especialmente na Ásia e África, por questões socioeconômicas e falta de acesso adequado a controle de saúde. “É fundamental estar atento ao contágio drástico, que acontece por mordedura e lambedura de mucosas e arranhões. Vale ressaltar que, de 2003 a 2015, foram 122 casos no Brasil”, disse.

A advogada e especialista em Direito Ambiental, Ana Andrade, falou sobre a ineficiência da legislação em relação aos animais e a crescente violência. Nessa perspectiva, ela comemorou a aprovação do Projeto de Lei 2833/11, na Câmara Federal, que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos, pois altera as penalidades dos crimes dispostos no projeto, tais como matar animais, promover luta entre eles, conhecidas como rinhas, ou expor a perigo de vida esses seres. O projeto deverá ser votado ainda pelo Senado.

Também estiveram presentes diversos ativistas e simpatizantes da causa, como Ricardo Lima, presidente da Associação Protetora dos Animais de Feira de Santana (APA), o veterinário Rafael Carvalho e o grupo Força Jovem. A sessão contou com as apresentações do Coral da Escola do Legislativo e do cantor e compositor Junior Keréto.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend