José de Arimateia promove sessão especial e conclama direitos dos animais

José de Arimateia promove sessão especial e conclama direitos dos animais

Objetivo foi celebrar Dia Nacional dos Animais e rememorar os direitos destes seres vivos, ainda desrespeitados, além dos benefícios trazidos por eles, por meio da terapia animal

 

Salvador (BA) – Pelo quinto ano consecutivo, o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) realizou uma sessão especial em celebração ao Dia Nacional dos Animais, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. O evento aconteceu na quinta-feira (07) e rememorou os direitos destes seres vivos, ainda desrespeitados, além dos benefícios trazidos por eles, por meio da terapia animal.

Em seu discurso, Arimateia relembrou a situação periclitante em que se encontram atualmente milhões de animais em todo o Brasil, retratada pela prática do abandono, maus-tratos e violação de direitos básicos dos animais pelos humanos, em um país que assinou e ratificou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, aprovada pela UNESCO, em 1978.

José de Arimateia promove sessão especial e conclama direitos dos animaisO deputado do PRB destacou, ainda, trechos do Projeto de Lei nº 631/2015, que cria o “Estatuto dos Animais”, de autoria do também republicano Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). “É inadequado aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil que continuemos a tratar os animais como faz o Artigo 82 do Código Civil, como reles ‘bens móveis’, nos descuidando de seus direitos na condição de seres vivos”, afirmou o deputado.

Para exemplificar alguns dos benefícios que os animais podem trazer aos seres humanos, a presidente da Associação Baiana de Equoterapia, Maria Cristina Brito, falou sobre o trabalho com cavalos na habilitação, reabilitação e promoção social de crianças com necessidades especiais, inclusive as acometidas pela microcefalia. “O movimento feito pelo cavalo passa informações ao sistema nervoso central do praticante, fazendo ajustes neuro e psicomotores”, explicou.

Segundo Tiago Porto, da Superintendência de Estudos e Pesquisas Ambientais, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), existem, até o momento, 300 espécies animais em ameaça de extinção na Bahia. Se a intervenção humana causa danos neste nível, por outro lado, a veterinária Fernanda Mello explicou que, no caso de cães e gatos, o controle populacional por meio da castração tem interferência direta na saúde dos animais, pois diminui o índice de indivíduos nas ruas, desprovidos de cuidados, elimina riscos de doenças no aparelho reprodutor e diminui de 80 a 90% o risco de câncer de mama, além de outras vantagens.

Janaína Rios, da Célula Mãe, entidade sem fins lucrativos de proteção animal, falou sobre a rotina difícil e os esforços dos protetores para exercer a atividade. “Em pesquisa feita junto à Secretaria Estadual da Fazenda, verificamos que em 2014 foram arrecadados R$ 50,8 milhões em ICMS com a venda de rações. É justo pagarmos tributo e tirarmos do próprio bolso os recursos pra fazer ações de responsabilidade do Poder Público?”, questionou.

Patruska Barreiro, diretora do Instituto Patruska Barreiro de Proteção Animal, parabenizou o deputado Arimateia pela sanção da Lei 13.472/2016, que institui a Semana de Conscientização e Proteção aos Direitos dos Animais. Ela fez um apelo ao Poder Público para que trate a castração como utilidade pública e solicitou que o deputado interceda junto ao Senador Marcelo Crivella na criação de um Projeto de Lei que torne isentos de IPTU os imóveis próprios onde funcionem instituições de proteção animal.

Texto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest