José de Arimateia promove orientação financeira a idosos em audiência pública

José de Arimateia promove orientação financeira a idosos em audiência pública

Objetivo foi alertar os idosos contra os abusos praticados por instituições financeiras e orientar sobre relações de consumo saudáveis, por meio de palestras com especialistas


Salvador (BA) – 
O superendividamento dos idosos, aposentados e pensionistas foi o combustível para o debate que ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia. Proposta pelo presidente do colegiado, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), em pleno Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a discussão teve o intuito de alertar esta parcela da população contra os abusos praticados por instituições financeiras e orientar sobre relações de consumo saudáveis, por meio de palestras com especialistas.

Satisfeito com o resultado da audiência pública, Arimateia salientou a importância do trabalho realizado pelo Juizado Cível de Apoio ao Superendividado. Para ele, os dados apresentados são preocupantes. “Se o endividamento já é ruim para todos, é principalmente para os idosos, que são ainda mais vulneráveis aos apelos de instituições financeiras e até mesmo da própria família”, concluiu o parlamentar.

De acordo com a juíza Titular do Sistema dos Juizados Especiais, Fabiana Pellegrino, o idoso é considerado um consumidor hipervulnerável, devido a fragilidades físicas ou psicológicas impostas pela idade avançada, como na saúde e na capacidade de compreensão. Ela chama a atenção para agravos ainda maiores, como analfabetismo ou analfabetismo funcional. “Se para a maioria das pessoas já é difícil compreender os contratos, o caso do idoso numa dessas condições necessita de uma proteção ainda maior, não só por parte dos poderes públicos, mas também da família”, acrescentou.

Por outro lado, para o professor de Psicologia Adailton Souza, é possível “educar a emoção para resistir aos estímulos usados pela publicidade para seduzir o consumidor, por meio da construção de novos padrões comportamentais”. Já o professor de Finanças, Antônio Carvalho, dá orientações sobre como adquirir um autocontrole financeiro. “Primeiro, ter consciência de quanto se ganha, depois estabelecer uma escala de prioridades para o uso dessa renda. Por último, adotar ferramentas de controle para que os gastos não ultrapassem os ganhos. E lembrar sempre que o limite de compra deve ser o da renda, nunca o do crédito que é oferecido”, ensinou.

Além dos professores, que realizam oficinas educativas no Juizado Cível de Apoio ao Superendividado, estiveram presentes na audiência pública os supervisores da instituição, Rafael Souto e Clóvis Andrade, o presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev / Casa do Aposentado), Marcos Barroso, e o Defensor Público Gil Braga.

Texto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest