José de Arimateia pede reestruturação dos hospitais psiquiátricos da Bahia

Deputado destacou que os hospitais psiquiátricos devem ser requalificados e não fechados, porque, segundo ele, deixariam 60 mil pessoas desassistidas da Bahia

Publicado em 12/10/2017 - 00:00

José de Arimateia pede reestruturação dos hospitais psiquiátricos da Bahia
Arimateia destacou que os hospitais psiquiátricos devem ser requalificados e não fechados, porque, segundo ele, deixariam 60 mil pessoas desassistidas da Bahia

Salvador (BA) – Em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) falou sobre a importância do Dia Mundial da Saúde Mental.

O republicano, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, destacou que pelo menos 4% da população apresenta doenças mentais graves. Na oportunidade, o parlamentar informou ao público e autoridades presentes que as enfermidades são consideradas crônicas, por isso podem tirar 15 anos de expectativa de vida, além de serem classificadas como maiores causas de incapacidade.

Preocupado, Arimateia opinou que os hospitais psiquiátricos devem ser requalificados e não fechados, porque, segundo ele, deixariam 60 mil pessoas desassistidas da Bahia. Nesse contexto, o republicano cobrou explicações ao governo da Bahia que não esclarece a situação à comunidade baiana. “Acho estranho esse silêncio do Governo Rui. Por que não se pronunciar? A população baiana está apreensiva e precisa de respostas”, questionou Arimateia.

Após o pronunciamento de Arimateia, o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, Alex da Piatã, garantiu que irá buscar explicações. “Ainda hoje, iremos buscar essa resposta e exigir a maior participação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, como também do governo do estado”, garantiu.

O deputado Arimateia já realizou uma serie de mobilizações para o não fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia. Ele já viabilizou um amplo diálogo com os diretores das unidades de saúde do estado, realizou audiência pública sobre o tema e várias reuniões com os profissionais de saúde aderentes ao movimento e com a bancada da oposição. “Não podemos permitir esse retrocesso na saúde pública”, opinou Arimateia.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend