José de Arimateia pede agilidade na aprovação de PL que beneficia pessoas com anemia falciforme

Deputado do PRB defende a aprovação do PL nº 20.015/2012

Publicado em 11/10/2015 - 00:00

jose-de-arimateia-prb-anemia-falciforme-foto-ascom-09-10-15
José de Arimateia defende a aprovação do PL nº 20.015/2012, que institui o programa de prevenção e assistência às pessoas portadoras de traço falciforme ou anemia falciforme, na Bahia.

 

Salvador (BA) – A Assembleia Legislativa da Bahia analisa o Projeto de Lei nº 20.015, de autoria do deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que institui o programa de prevenção e assistência às pessoas portadoras de traço falciforme ou anemia falciforme, com base na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentado em 2012, o texto aguarda deliberação da Casa Legislativa para ser sancionado.

Pelo fato de possuir a maior população negra do país, segundo o IBGE, 76,6% de pessoas autodeclaradas, a Bahia possui o maior número de incidências da doença. Preocupado com esta realidade, o deputado Arimateia relembra a necessidade da aprovação da proposta. “De cada 650 crianças que nascem aqui, uma apresenta a anemia falciforme. Por se tratar de uma doença que causa imenso sofrimento e não tem cura, os pacientes precisam de ainda mais atenção e cuidado. Daí, podemos perceber a urgência que existe pela aprovação desse projeto de lei, que considero um passo importante para o acompanhamento e bem-estar dos portadores”, explica o parlamentar do PRB.

Saiba mais

Doença genética e hereditária, a anemia falciforme atinge, predominantemente, a população negra, podendo manifestar-se também em brancos. A enfermidade se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice, e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. A anemia falciforme causa, entre outros sintomas, fortes dores, fadiga intensa, feridas nas pernas, tendência a infecções, além de problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

 

Texto: Maria Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend