José de Arimateia participa do lançamento da Política Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos na Bahia

Republicano defende que a iniciativa vai diminuir as filas de espera e salvar vidas no Estado.

Publicado em 24/9/2015 - 00:00

arimateia-prb-encontro-doacao-orgaos-ba-foto-ascom-23-09-2015
José de Arimateia defende que a iniciativa vai diminuir as filas de espera e salvar vidas no Estado.

 

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) participou na manhã desta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, do lançamento da Política Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes. 

De acordo com Arimateia, que também é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, o programa tem o objetivo de diminuir as filas de espera por transplantes e prevê investimentos de R$ 10 milhões para subsidiar a doação, captação e assistência pré e pós-transplante.

José de Arimateia já realizou diversas audiências públicas para debater o tema em questão, além de ter sido, no ano passado, contemplado com o troféu “Amigos do Transplante”. Como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, ele classificou a iniciativa como “grandiosa”. “O programa surgiu numa hora importante, porque hoje, infelizmente, a Bahia figura entre os estados que menos transplantam. Agora, surge uma esperança para os mais de dois mil baianos que aguardam um transplante para continuar vivendo”, destacou Arimateia.

arimateia-prb-encontro-doacao-orgaos-ba-foto2-ascom-23-09-2015De acordo com informações do secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, a Bahia segue em último lugar no ranking de transplantes de fígado e em penúltima posição nos procedimentos renais. O titular da pasta disse, ainda, que a cada 100 pessoas com morte encefálica, dez são diagnosticadas e apenas três transplantes são efetivados. “Acredito que todo esse problema é grande parte por conta da recusa familiar existente e pela falta de conhecimento sobre o assunto”, afirmou.

Em pronunciamento, o governador Rui Costa afirmou que a meta do Governo do Estado com a Política Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, salvar vidas e reduzir custos. “As metas do governo, no primeiro ano do programa, são de aumentar em 300% a doação e o transplante de córnea, em 100% a doação e transplante de órgãos sólidos e em 30% o número de Coordenações Intra-Hospitalares de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, elencou.

Em discurso emocionado, o transplantado e presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado da Bahia, José Vasconcelos de Freitas, fez um apelo ao governador Rui Costa para que o transplante seja encarado sempre como uma prioridade em sua gestão. “Eu fiz o transplante para ter forças para lutar pelos pacientes que estão na cadeira de hemodiálise”, afirmou.

 

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom deputado estadual José Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend