José de Arimateia debate a situação dos profissionais da optometria

José de Arimateia debate a situação dos profissionais da optometria

José de Arimatéia defende a regulamentação da optometria no estado da Bahia.

 

 

Salvador (BA) – A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia realizou, na última terça-feira (12), um debate sobre a situação dos optometristas no estado. O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), defensor assíduo da Saúde Pública e da regulamentação da optometria, fez uma explanação minuciosa da situação dos profissionais. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, atualmente, a Bahia conta com 603 oftalmologistas para 15 milhões de habitantes no estado.

O evento, que aconteceu na sala Eliel Martins, localizada no parlamento baiano, contou com a presença de mais de 50 optometristas, parlamentares e interessados pelo tema. Para o deputado do PRB, a optometria hoje apresenta um perfil de excelência e tem ajudado de forma bastante expressiva toda a população.

José de Arimateia (PRB-BA) destacou ainda, que mais de 90% do estado conta com um optometrista prestando atendimento visual primário, ou seja, educação visual, prescrição de óculos e orientação na busca por oftalmologistas, caso haja patologias. “Todos merecem seu lugar ao sol. Os oftalmologistas e optometristas da mesma forma. Um na saúde visual primária e o outro na saúde visual secundária e de alta complexidade. A falta desse entendimento não pode colocar em risco a saúde dos baianos”, ressaltou o deputado, afirmando que o Projeto de Lei de autoria de Fabíola Mansur,  que proíbe os optometristas de atenderem clientes para exames de vista, é inconstitucional.

Em contrapartida, a deputada Fabíola Mansur (PSB) afirmou que 85% dos problemas visuais são simples e podem ser resolvidos com os oftalmologistas. Ela falou ainda que cada profissional tem limites impostos pela lei. “A visão é um bem precioso. Seu cuidado deve ser a cargo de um profissional qualificado e apto a diagnosticar os problemas de visão. A venda de óculos sem prescrição médica é proibida por lei”, disse.

Compuseram a mesa da cerimônia o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), José Abelardo Garcia Menezes; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches (PSD), além da secretária Geral da Associação de Óptica e Optometria do Brasil, Aures Muniz.

Texto e foto: Ascom / deputado José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest