José de Arimateia debate a situação dos profissionais da optometria

José de Arimateia debate a situação dos profissionais da optometria

José de Arimatéia defende a regulamentação da optometria no estado da Bahia.

 

 

Salvador (BA) – A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia realizou, na última terça-feira (12), um debate sobre a situação dos optometristas no estado. O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), defensor assíduo da Saúde Pública e da regulamentação da optometria, fez uma explanação minuciosa da situação dos profissionais. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, atualmente, a Bahia conta com 603 oftalmologistas para 15 milhões de habitantes no estado.

O evento, que aconteceu na sala Eliel Martins, localizada no parlamento baiano, contou com a presença de mais de 50 optometristas, parlamentares e interessados pelo tema. Para o deputado do PRB, a optometria hoje apresenta um perfil de excelência e tem ajudado de forma bastante expressiva toda a população.

José de Arimateia (PRB-BA) destacou ainda, que mais de 90% do estado conta com um optometrista prestando atendimento visual primário, ou seja, educação visual, prescrição de óculos e orientação na busca por oftalmologistas, caso haja patologias. “Todos merecem seu lugar ao sol. Os oftalmologistas e optometristas da mesma forma. Um na saúde visual primária e o outro na saúde visual secundária e de alta complexidade. A falta desse entendimento não pode colocar em risco a saúde dos baianos”, ressaltou o deputado, afirmando que o Projeto de Lei de autoria de Fabíola Mansur,  que proíbe os optometristas de atenderem clientes para exames de vista, é inconstitucional.

Em contrapartida, a deputada Fabíola Mansur (PSB) afirmou que 85% dos problemas visuais são simples e podem ser resolvidos com os oftalmologistas. Ela falou ainda que cada profissional tem limites impostos pela lei. “A visão é um bem precioso. Seu cuidado deve ser a cargo de um profissional qualificado e apto a diagnosticar os problemas de visão. A venda de óculos sem prescrição médica é proibida por lei”, disse.

Compuseram a mesa da cerimônia o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), José Abelardo Garcia Menezes; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches (PSD), além da secretária Geral da Associação de Óptica e Optometria do Brasil, Aures Muniz.

Texto e foto: Ascom / deputado José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest