José de Arimateia comemora transplantes feitos pelo Hospital Ana Nery

José de Arimateia comemora transplantes feitos pelo Hospital Ana Nery

Equipe de especialistas do Hospital Ana Nery foi responsável por realizar o primeiro transplante de pulmão na Bahia.

 

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) congratulou na última semana, por meio de Moção de Aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a equipe de especialistas do Hospital Ana Nery, que foi a responsável por realizar o primeiro transplante de pulmão feito no Estado. No mesmo dia, a unidade de saúde fez um transplante de coração, até então inédito em instituições públicas, e que não era realizado na Bahia há seis anos.

Nos mandatos como presidente e, atualmente, vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, Arimateia permanece como grande incentivador da doação de órgãos, honrando o título de “Amigo do Transplante”, recebido em 2014. “É com imensa alegria e satisfação que acompanho este acontecimento de incomensurável importância para o crescimento da saúde e da qualidade de vida da população da Bahia, ao tempo em que aplaudo de pé cada profissional envolvido. Esta vitória é tanto dos milhares de pacientes necessitados e dos doadores, quanto de quem dedica seus conhecimentos e esforços em prol desta causa”, declarou o parlamentar.

Segundo o Ministério da Saúde, a atividade de transplante de órgãos e tecidos no Brasil teve início nos anos 1960. Desde então, a atividade teve evoluções consideráveis nas técnicas, nos resultados, na variedade de órgãos transplantados e no número de procedimentos realizados. Em 1997, foi publicada a Lei dos Transplantes, que regulamentou a política de transplantes no país, incluindo a criação do Sistema Nacional de Transplante e das Centrais Estaduais de Transplante.

Na Bahia, a Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) foi inaugurada em 1997. Em 2005, o Governo do Estado instituiu a Coordenação Estadual de Transplante (COSET), com a proposta de investir em políticas que alavancassem o programa baiano de transplante.

 

Texto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest