José de Arimateia alerta sobre aumento dos casos de microcefalia na Bahia

José de Arimateia alerta sobre aumentos dos casos de microcefalia na Bahia

José de Arimateia alerta a população para que se previna contra os focos do mosquito, como forma de coibir a doença na Bahia.

 

Salvador (BA) – Diante da situação de emergência em que se encontra a Região Nordeste, registrando 399 casos de microcefalia em pouco mais de três meses, o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, usou a Tribuna da Casa para expressar sua preocupação com o aumento do número de casos da doença na Bahia. A suspeita do Ministério da Saúde é de que as ocorrências estejam relacionadas a infecções pelo zika vírus.

Durante todo o ano de 2015 até o momento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registrados 13 casos de microcefalia, seis a mais que no ano passado. Já o Ministério da Saúde registrou, na última terça-feira (24), 739 casos suspeitos em nove estados do país. “Gostaria de pedir que a população siga engajada, tanto com a informação, quanto com a prevenção, pois estamos falando de um dos problemas mais sérios de Saúde Pública que o Brasil enfrentou nos últimos 50 anos”, disse o parlamentar.

Condição rara em que o bebê nasce com o diâmetro do crânio menor do que a média normal (34 centímetros), a microcefalia acomete, sobretudo, os fetos cujas mães adquiriram infecções, como por exemplo a toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, especialmente, no primeiro trimestre da gravidez, quando o cérebro ainda está em formação.

Embora o Ministério da Saúde pondere que os dados atuais ainda não permitem correlacionar seguramente a infecção pelo zika vírus com a microcefalia, “é de fundamental importância que todos redobrem os cuidados com água parada, uso de repelentes e mosqueteiros, além de evitar regiões com alta infestação de aedes aegypti. Chamo a atenção também para as mulheres que planejam engravidar, pois, diante de toda a situação, não é o melhor momento”, recomendou Arimateia.

 

Texto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest