José de Arimateia alerta sobre aumento dos casos de microcefalia na Bahia

José de Arimateia alerta sobre aumentos dos casos de microcefalia na Bahia

José de Arimateia alerta a população para que se previna contra os focos do mosquito, como forma de coibir a doença na Bahia.

 

Salvador (BA) – Diante da situação de emergência em que se encontra a Região Nordeste, registrando 399 casos de microcefalia em pouco mais de três meses, o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, usou a Tribuna da Casa para expressar sua preocupação com o aumento do número de casos da doença na Bahia. A suspeita do Ministério da Saúde é de que as ocorrências estejam relacionadas a infecções pelo zika vírus.

Durante todo o ano de 2015 até o momento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registrados 13 casos de microcefalia, seis a mais que no ano passado. Já o Ministério da Saúde registrou, na última terça-feira (24), 739 casos suspeitos em nove estados do país. “Gostaria de pedir que a população siga engajada, tanto com a informação, quanto com a prevenção, pois estamos falando de um dos problemas mais sérios de Saúde Pública que o Brasil enfrentou nos últimos 50 anos”, disse o parlamentar.

Condição rara em que o bebê nasce com o diâmetro do crânio menor do que a média normal (34 centímetros), a microcefalia acomete, sobretudo, os fetos cujas mães adquiriram infecções, como por exemplo a toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, especialmente, no primeiro trimestre da gravidez, quando o cérebro ainda está em formação.

Embora o Ministério da Saúde pondere que os dados atuais ainda não permitem correlacionar seguramente a infecção pelo zika vírus com a microcefalia, “é de fundamental importância que todos redobrem os cuidados com água parada, uso de repelentes e mosqueteiros, além de evitar regiões com alta infestação de aedes aegypti. Chamo a atenção também para as mulheres que planejam engravidar, pois, diante de toda a situação, não é o melhor momento”, recomendou Arimateia.

 

Texto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest