Jorge Wilson apresenta projeto para garantir troca imediata de produtos com defeito

Jorge Wilson apresenta projeto para garantir troca imediata de produtos com defeito

Deputado Jorge Wilson afirma que se o produto está com defeito, a empresa tem de fazer a troca ou devolver o dinheiro de imediato

 

São Paulo (SP) – O presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Jorge Wilson (PRB-SP), apresentou o Projeto de Lei nº 337/2016 que define os produtos essenciais no âmbito do e obriga o fornecedor, em caso de defeito, independentemente de culpa, a trocar de imediato o produto por outro da mesma espécie, restituir a quantia paga ou abater proporcionalmente o preço.

De acordo com o projeto, são considerados produtos essenciais àqueles que possuem importância para as atividades cotidianas do consumidor. São eles: medicamentos, telefone celular, computador, televisor, geladeira, máquina de lavar, fogão, colchão e produtos utilizados como instrumento de trabalho.

O prazo geral estabelecido pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor para que sejam sanados os casos de vícios em produtos é de 30 dias. Mas, o código escabele que o prazo pode mudar se o produto a substituição das peças comprometer a qualidade ou característica, diminuir o valor ou se o produtor for essencial.

“O cliente não pode ficar à mercê de uma longa espera até que tenha seu problema solucionado. Não se pode exigir que o consumidor deixe um produto essencial para conserto pelo prazo de 30 dias, se o bem é fundamental para desenvolver suas atividades. O CDC garante que os produtos defeituosos sejam trocados imediatamente. O consumidor poderá optar também, alternativamente, pela restituição de valores ou abatimento no preço pago pelo produto”, disse o deputado do PRB.

Quando não se tem ao certo o que é ou não um produto essencial definido em lei os consumidores são violados em seus direitos. “Ninguém adquire esses produtos por mero conforto ou lazer, mas sim por imediata necessidade. O fornecedor tem que respeitar o consumidor e oferecer o que lhe é de direito” concluiu o autor da proposta Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jorge Wilson
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest