Jorge Wilson apresenta projeto para garantir troca imediata de produtos com defeito

Jorge Wilson apresenta projeto para garantir troca imediata de produtos com defeito

Deputado Jorge Wilson afirma que se o produto está com defeito, a empresa tem de fazer a troca ou devolver o dinheiro de imediato

 

São Paulo (SP) – O presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Jorge Wilson (PRB-SP), apresentou o Projeto de Lei nº 337/2016 que define os produtos essenciais no âmbito do e obriga o fornecedor, em caso de defeito, independentemente de culpa, a trocar de imediato o produto por outro da mesma espécie, restituir a quantia paga ou abater proporcionalmente o preço.

De acordo com o projeto, são considerados produtos essenciais àqueles que possuem importância para as atividades cotidianas do consumidor. São eles: medicamentos, telefone celular, computador, televisor, geladeira, máquina de lavar, fogão, colchão e produtos utilizados como instrumento de trabalho.

O prazo geral estabelecido pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor para que sejam sanados os casos de vícios em produtos é de 30 dias. Mas, o código escabele que o prazo pode mudar se o produto a substituição das peças comprometer a qualidade ou característica, diminuir o valor ou se o produtor for essencial.

“O cliente não pode ficar à mercê de uma longa espera até que tenha seu problema solucionado. Não se pode exigir que o consumidor deixe um produto essencial para conserto pelo prazo de 30 dias, se o bem é fundamental para desenvolver suas atividades. O CDC garante que os produtos defeituosos sejam trocados imediatamente. O consumidor poderá optar também, alternativamente, pela restituição de valores ou abatimento no preço pago pelo produto”, disse o deputado do PRB.

Quando não se tem ao certo o que é ou não um produto essencial definido em lei os consumidores são violados em seus direitos. “Ninguém adquire esses produtos por mero conforto ou lazer, mas sim por imediata necessidade. O fornecedor tem que respeitar o consumidor e oferecer o que lhe é de direito” concluiu o autor da proposta Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jorge Wilson
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest