Jony Marcos debate reforma política com vereadores

Republicano alerta que com o fim do voto proporcional, apenas candidatos economicamente mais fortes terão a possibilidade de elegerem.

Publicado em 25/3/2015 - 00:00

Jony Marcos debate reforma política com vereadores
Jony Marcos participou do I Encontro Estadual de Presidentes de Câmaras Municipais de Sergipe

 

Aracaju (SE) – O deputado federal Jony Marcos (PRB-SE) participou do I Encontro Estadual de Presidentes de Câmaras Municipais de Sergipe, que teve como objetivo debater a Reforma Política no Brasil.

O republicano destacou o anseio dos vereadores com a possibilidade do fim do voto proporcional – aquele em que as vagas são preenchidas não apenas com as votações obtidas pelos candidatos, mas conforme a proporção dos votos alcançados pelos partidos.

De acordo com Jony Marcos, esse quesito tem preocupado muitos vereadores e propensos a pré-candidatos, em razão da norma já estar valendo para o próximo pleito eleitoral de 2016. “São muitos fatores a se discutirem nessa reforma que tem sido mais eleitoral do que política, mas quanto ao voto proporcional, eu defendo sua manutenção. Se acabar com a proporcionalidade, o candidato que tiver um número menor de votos não vai terá condições alguma de se eleger”, disse.

O parlamentar do PRB alerta que com o fim do voto proporcional, apenas candidatos economicamente mais fortes terão a possibilidade de elegerem. “Com essa norma, dificilmente haverá renovação de eleitos. Só na Câmara Federal são 265 novos deputados, e muitos deles dependeram da eleição proporcional”, destacou Jony, afirmando ainda que a questão do voto proporcional tem dividido opiniões no Congresso Nacional, inclusive nas bancadas partidárias”, comentou.

Fonte e foto: Ascom – deputado federal Jony Marcos
Edição: Amanda Carvalho / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend