Jhonatan de Jesus critica decreto que regulamenta o Cadastro Nacional de Especialistas

Jhonatan de Jesus critica decreto que regulamenta o Cadastro Nacional de Especialistas

Republicano criticou o Decreto n° 8.497/2015 do Executivo.

 

Brasília (DF) – Durante reunião da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR) criticou o Decreto n° 8.497/2015 do Executivo sobre a regulamentação do Cadastro Nacional de Especialistas, cuja criação está prevista na lei do programa Mais Médicos (12.871/13). De acordo com o deputado, o decreto exorbita dos poderes de regulamentação previstos na lei ao entrar em detalhamentos de competência dos órgãos do setor, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

“Hoje, para ser especialista, após seis anos de faculdade, o profissional precisa passar três anos em uma residência médica e, somente após isso, se dedicar a alguma especialização de fato. Nós, médicos, vamos correr atrás dos nossos direitos. Não podemos deixar o governo interferir no Conselho Federal de Medicina”, disse.

Jhonatan critica o investimento na importação de mão de obra cubana e defende que o governo concentre esforços para melhorar a infraestrutura e os salários dos profissionais de saúde. “Por que não investir mais em recursos para saúde pública ou, ainda, por que não aumentar o valor da consulta do Sistema Único de Saúde (SUS)? Muitas vezes o valor pago aos médicos é inferior até ao material gasto para impressão de resultado de exames, como no caso da ultrassonografia”, argumenta o parlamentar.

Saiba mais

A interferência do Executivo na seara que até então pertence ao Conselho Federal de Medicina (CFM) tem causado revolta das entidades médicas, de acadêmicos, de estudantes e de residentes. Tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Decreto Legislativo 157/15, que suspende os efeitos de decreto.

 

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!