Jhonatan critica MP que instituiu o Programa Mais Médicos

15_07_13_destaque01_rr_jhonatan_critica_mp_instituiu_programa_mais_medicos

Na avaliação do deputado, não basta aumentar o número de médicos é preciso investir em infraestrutura

Brasília (DF) – Em discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (11), o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR) criticou a Medida Provisória 621/2013 que institui o “Programa Mais Médicos”. Segundo o parlamentar, recém formado em Medicina, a presidente Dilma Rousseff foi bem intencionada em querer melhorar a saúde do país, mas algumas mudanças anunciadas na MP prejudicam à classe médica brasileira, sobretudo os estudantes.

“Apresentei três emendas à MP para corrigir o que considero uma injustiça. A primeira exige que todos os médicos estrangeiros façam a prova do REVALIDA, pois os brasileiros já são submetidos. A segunda suprime todo o capítulo III da MP para acabar com esses 2 anos a mais. Não é possível que o estudante de Medicina seja penalizado com a carteirinha de médico provisória e a terceira institui que, nesses 2 anos, os médicos que vão para o interior — se o capítulo não for retirado e se o Governo conseguir aprovação — passem a receber não uma bolsa, mas que recebam como médicos que são e sejam valorizados como médicos que são”, defendeu.

Na avaliação do deputado, não basta aumentar o número de médicos é preciso investir em infraestrutura. “Não há como exercer a medicina sem que haja um espaço adequado, com componentes que possam levar à população uma assistência digna. O programa não deveria se chamar “Mais Médicos”, e sim, “Mais Estrutura Para que os Médicos Possam Trabalhar”. Quando nós falamos em médicos estrangeiros estamos falando em médicos que estão vindo de locais onde o aborto é permitido, onde a infraestrutura que eles têm é bem maior do que a nossa. Será que esses médicos estão sabendo da realidade que eles vão enfrentar aqui”, questionou.

Jhonatan lembrou que o Ministério da Educação criou o REVALIDA para melhorar a qualidade da saúde no Brasil e que todos os estudantes brasileiros terão que passar pela prova. “Se os médicos estrangeiros que estão vindo de Cuba, Espanha, Portugal, Inglaterra não precisarem passar pelo teste, estraremos cometendo uma injustiça enorme com os brasileiros”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest