Isenção da taxa em concurso poderá ser concedida a candidatos carentes e doadores de medula

Isenção da taxa em concurso poderá ser concedida a candidatos carentes e doadores de medula

O candidato deverá comprovar o cumprimento das exigências no momento da inscrição

Brasília (DF) – Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (18), o relatório favorável do senador Marcelo Crivella sobre o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 22/2015 ao projeto de Lei do Senado (PLS) 295/2007 que isenta determinados candidatos do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos federais.

A proposta beneficia candidatos de famílias inscritas no cadastro único para programas sociais, cuja renda familiar per capita seja menor ou igual a meio salário mínimo nacional; e doadores de medula óssea em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde. O candidato deverá comprovar o cumprimento das exigências no momento da inscrição. Se prestar informação falsa, poderá ter a inscrição cancelada, a exclusão da lista de aprovados e até a anulação do ato de nomeação.

“No caso da isenção da inscrição em concurso público de pessoas carentes de recursos, a proposição é meritória porque facilita o acesso de pessoas pobres a cargos na administração pública, e, nesse passo, contribui para a inclusão social de brasileiro de baixa renda”, comentou Crivella, que ainda considera o projeto um incentivo à doação de medula óssea. “Na hipótese de isenção para o doador de medula óssea, constitui medida que estimula a doação, ação absolutamente necessária para o combate exitoso a doenças como a leucemia”.

O substitutivo segue para votação no Plenário do Senado em regime de urgência.

Texto: Júnior Laurindo / Ascom – senador Marcelo Crivella
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest