Hotéis podem ser proibidos de multar cliente por serviços cancelados

Hotéis podem ser proibidos de multar cliente por serviços cancelados

O parecer pela aprovação da proposta foi apresentado pelo relator, César Halum, do PRB Tocantins.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor analisa proposta (PL 7337/14) que proíbe a cobrança de multa ou taxas por cancelamento de reservas em hotéis que forem feitas em até 72 horas antes da entrada do hóspede. O texto determina que, se a reserva tiver sido paga antecipadamente, o cliente terá direito à restituição do valor em até 48 horas após a confirmação do cancelamento, e a empresa que descumprir a regra poderá ser punida de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Atualmente, a cobrança de taxa é uma decisão do hotel, especificada no contrato com o cliente. O parecer pela aprovação da proposta foi apresentado pelo relator, César Halum, do PRB Tocantins, que ainda vai fazer um substitutivo para adequar a restituição de acordo com a forma de pagamento. Ele explica que, como grande parte dos clientes paga a reserva do hotel com cartão de crédito, em caso de restituição a operadora de cartão acabaria ressarcindo o hotel na maioria das vezes em uma data posterior à data cancelada.

“E se eu falar que tem que restituir 72 horas antes, o hotel vai ter que restituir uma diária que ele ainda não recebeu. Então, nós só vamos adaptar essa questão de funcionamento de cartão de crédito e de restituição do cartão de crédito mexendo com datas, mas o meu relatório será pela restituição integral do valor depositado na reserva.”

Caso seja aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto deverá ser analisado também pelas Comissões de Turismo e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Texto: Agência Câmara Notícias
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest