Hospitais deverão informar atendimento a menor alcoolizado na Paraíba

Hospitais deverão informar atendimento a menor alcoolizado na Paraíba

Projeto de Jutay Meneses obriga serviços de saúde privados e públicos a comunicar este tipo de atendimento ao Conselho Tutelar e aos responsáveis legais.


João Pessoa (PB) –
A Assembleia Legislativa da Paraíba analisa o Projeto de Lei nº 164/2015, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde da rede pública e privada a comunicar ocorrências de embriaguez ou de uso de drogas por crianças ou adolescentes ao Conselho Tutelar e aos responsáveis legais.

“Estudos apontam para o crescimento do uso abusivo de álcool entre jovens e adolescentes e a diminuição da idade em que os indivíduos têm o primeiro contato com a droga”, alerta o republicano.

O parlamentar do PRB apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) onde uma, em cada quatro crianças de nove anos, já provou alguma bebida alcoólica. O levantamento mostrou ainda que a idade média em que os jovens “ficam bêbados” é de 13 anos e que 29% dos adolescentes de 15 anos bebem semanalmente. Outra projeção da secretaria Nacional Antidrogas (Senad) mostra que 22% dos jovens estão em risco de desenvolver alcoolismo.

Jutay Meneses destaca que a melhor forma de coibir o consumo de álcool entre jovens é a prevenção. “É evidente que o consumo excessivo de álcool é causa de preocupações, angústias e sofrimento para muitas famílias. Existe o entendimento no meio médico de que quanto mais cedo for o consumo de bebidas alcoólicas, maior é a chance de se desenvolver a dependência da substância e inclusive, de outras drogas”, finalizou o republicano.

Texto: Amanda Melo / Ascom – deputado estadual Jutay Meneses
Foto: Ascom Assembleia Legislativa da Paraíba

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest