Hospitais deverão informar atendimento a menor alcoolizado na Paraíba

Hospitais deverão informar atendimento a menor alcoolizado na Paraíba

Projeto de Jutay Meneses obriga serviços de saúde privados e públicos a comunicar este tipo de atendimento ao Conselho Tutelar e aos responsáveis legais.


João Pessoa (PB) –
A Assembleia Legislativa da Paraíba analisa o Projeto de Lei nº 164/2015, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde da rede pública e privada a comunicar ocorrências de embriaguez ou de uso de drogas por crianças ou adolescentes ao Conselho Tutelar e aos responsáveis legais.

“Estudos apontam para o crescimento do uso abusivo de álcool entre jovens e adolescentes e a diminuição da idade em que os indivíduos têm o primeiro contato com a droga”, alerta o republicano.

O parlamentar do PRB apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) onde uma, em cada quatro crianças de nove anos, já provou alguma bebida alcoólica. O levantamento mostrou ainda que a idade média em que os jovens “ficam bêbados” é de 13 anos e que 29% dos adolescentes de 15 anos bebem semanalmente. Outra projeção da secretaria Nacional Antidrogas (Senad) mostra que 22% dos jovens estão em risco de desenvolver alcoolismo.

Jutay Meneses destaca que a melhor forma de coibir o consumo de álcool entre jovens é a prevenção. “É evidente que o consumo excessivo de álcool é causa de preocupações, angústias e sofrimento para muitas famílias. Existe o entendimento no meio médico de que quanto mais cedo for o consumo de bebidas alcoólicas, maior é a chance de se desenvolver a dependência da substância e inclusive, de outras drogas”, finalizou o republicano.

Texto: Amanda Melo / Ascom – deputado estadual Jutay Meneses
Foto: Ascom Assembleia Legislativa da Paraíba

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest