Halum quer manter acesso da população a remédios para emagrecer

Halum quer manter acesso da população a remédios para emagrecer

“Retirar estes medicamentos do mercado significa deixar sem tratamento brasileiros afetados pela obesidade”, disse o parlamentar.

Brasília (DF) – Os anorexígenos, proibidos em outubro de 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), têm chance de voltar ao mercado. É que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2431/11, do deputado federal Felipe Bornier (PHS-RJ), que pretende impedir a Anvisa de vetar a produção e comercialização de medicamentos para emagrecer. César Halum (PRB-TO), que articulou a aprovação do PL na Comissão Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), discorda da proibição imposta e afirma que é preciso manter o acesso a remédios de combate a obesidade, porém mantendo a fiscalização no comércio.

“Retirar estes medicamentos do mercado significa deixar sem tratamento brasileiros afetados pela obesidade”, disse o parlamentar. Os que mais sofrem com este posicionamento da Anvisa, segundo o parlamentar, são os próprios doentes. Ele ainda adverte que a proibição pode ampliar o mercado negro dessas substâncias.

A tramitação tem caráter conclusivo, ou seja, o projeto não precisa mais ser votado no Plenário, apenas pelas comissões a ele designadas, e vale para a anfepramona, o femproporex, o mazindol e também a sibutramina, que teve seu uso restrito.

Halum defende que, em vez da proibição desses medicamentos, haja um controle mais rígido de venda – como ocorre com os antibióticos. O deputado se prontificou a negociar a aceleração de apreciação da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

 

Texto e foto: Ascom – deputado federal  César Halum

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest