Halum propõe Decreto Legislativo que susta cobrança de inspeção veicular ambiental

Halum propõe Decreto Legislativo que susta cobrança de inspeção veicular ambiental

Para Halum, a Resolução que instituiu normas para a implementação da inspeção veicular ambiental nos estados e municípios é inconstitucional

 

Brasília (DF) – Em virtude da nova taxa de inspeção veicular ambiental que entrou em vigor no Tocantins desde o dia 02 deste mês, o deputado federal César Halum (PRB-TO) apresentou, nesta terça-feira (05), o Projeto de Decreto Legislativo 386/2016, que susta a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 418, de 25 de novembro de 2009. Para Halum, a Resolução que instituiu normas para a implementação da inspeção veicular ambiental nos estados e municípios é inconstitucional e viola arts. 23, VI e 24, VI da Constituição Federal.

“Embora o Conama seja um órgão colegiado, composto por secretários estaduais e municipais de Meio ambiente, não pode sobrepujar a competência constitucional do Congresso Nacional e editar normas de competência da União que oneram ainda mais os cidadãos”, critica. Segundo o republicano, a defesa do meio ambiente é sempre necessária, mas, neste momento de crise, o mais importante é manter as perspectivas da população sem onerar ainda mais os contribuintes.

“As famílias estão passando por diversas situações inusitadas. Pais, mães e filhos estão assustados com os preços das mercadorias, produtos e serviços. Urge entender este momento e suavizar as dores provocadas pela desestruturação da economia, dos orçamentos e dos salários em nosso país”, ponderou o deputado do PRB.

Halum afirmou, ainda, que não foi comprovada a eficácia da inspeção, uma vez que não são conhecidos estudos que apontem qualquer tipo de mitigação no que se refere aos resultados do funcionamento da Inspeção Veicular Ambiental.

Protocolo de Kyoto

O parlamentar destaca que em nenhum momento foi pensado inviabilizar o Protocolo de Kyoto – instrumento internacional ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. “Dados divulgados em fevereiro de 2015 apontam que esse acordo não atingiu seus objetivos iniciais, pois houve um aumento da emissão mundial destes gases em 16,2%”, disse Halum.

Texto: Ascom – deputado federal César Halum
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest