Halum pleiteia construção de três novos aeroportos em TO

Halum pleiteia construção de três novos aeroportos em TO

Os pedidos fazem parte da primeira etapa do plano de aviação regional do Governo Federal

 

Brasília (DF) – Em audiência com o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Nelson Negreiros, o deputado federal César Halum (PRB-TO), juntamente com o senador Vicentinho Alves (TO) propuseram o início de estudos para a construção de três novo aeroportos regionais em Tocantins, nas cidades de Araguanã, Combinado e Santa Rosa. Também estavam presentes os prefeitos das respectivas cidades, Alan Brasil, Mariinha e Ailton Araújo.

Os pedidos fazem parte da primeira etapa do plano de aviação regional do Governo Federal. Serão contemplados nessa primeira fase 270 aeroportos regionais. As medidas permitirão aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao passageiro, agregar novos aeroportos à rede de transporte aéreo regular, aumentar o número de rotas operadas pelas empresas aéreas. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,7 bilhão em 67 aeroportos na região Norte. “O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares”, disse César Halum.

O deputado do PRB lembra que Araguanã tem um grande potencial turístico, onde se encontram as praias de água doce mais visitadas do Estado: Araguanã, do Escapole e do Murici, e está a 100 km de distância do aeroporto mais próximo (Araguaína).

“Os projetos promoverão a construção, melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluirão, por exemplo, construção de pistas, terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC)”, explicou Halum.

Dentre os critérios para análise de relevância do aeródromo serão consideradas características como o volume de passageiros e de cargas, os voos regulares e os resultados operacionais. Além disso, serão considerados aspectos socieconômicos, o nível de acessibilidade na Amazônia Legal, o potencial turístico e de fomento da integração nacional. Além de investimentos em aeroportos em cidades de pequeno e médio porte, serão contempladas medidas de incentivo à aviação regional com foco na viabilização de rotas de baixa e média densidades de tráfego.

César Halum tem apoiado também, de forma intensiva, o pleito do município de Combinado, onde “a prefeita Marinha tem sido um ponto de referencia de nossas ações no Sudeste do Estado”.

Os planos de investimentos obedecerão as seguintes fases: diagnóstico da infraestrutura e da gestão dos aeródromos; elaboração do programa de necessidades de investimento e de projetos conceituais e termos de referência de equipamentos.

Fonte e foto: Vinícius Rocha / Ascom – deputado federal César Halum

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest