Halum apresenta projeto para reduzir tarifa de energia em Tocantins, Pará e Rondônia

Halum apresenta projeto para reduzir tarifa de energia em Tocantins, Pará e Rondônia

Halum quer a redução da conta de energia nos estados que produzem energia suficiente para o fornecimento interno. Para ele, os estados que precisam de energia extra é que devem pagar a conta do rateio.

 

Brasília (DF) – O deputado federal César Halum (PRB-TO) apresentou um projeto de Lei que deixa os estados exportadores de energia fora do sistema nacional de rateio dos gastos com a produção de termoelétricas e de gás natural por causa da escassez de chuva.

A energia de reserva é contratada por leilões e o custo dessa produção é dividido entre todos os consumidores finais de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, ou seja, de todos os estados de forma igual.

No entanto, o republicano César Halum defende que os consumidores de Tocantins, Pará e Rondônia não podem pagar a conta dos estados que não conseguem produzir a eletricidade que consomem.

“Esses três estados  são exportadores de energia elétrica e não tem de arcar com as despesas com a produção de energia mais cara para suprir a demanda interna. Com a crise de água no país e a necessidade de acionar energia mais cara com as termoelétricas, todos os estados tem pagado essa conta. Isso não é justo com os consumidores do Tocantins, que além de pagar a energia mais cara do Brasil, tem de assumir a conta dos outros estados. Nosso estado produz mais do consome e não tem de entrar nessa divisão”, argumentou o deputado do PRB.

Tramitação

O Projeto de Lei nº 1211/2015 foi apresentado na Câmara Federal no último dia 22 de abril. O teto será avaliado pelas comissões de Minas e Energia (CME) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

 

Assista o vídeo produzido pela Ascom do deputado

 

 

Texto: Maurizan Cruz – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Ascom – deputado federal César Halum

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!