Halum apresenta projeto para reduzir tarifa de energia em Tocantins, Pará e Rondônia

Halum apresenta projeto para reduzir tarifa de energia em Tocantins, Pará e Rondônia

Halum quer a redução da conta de energia nos estados que produzem energia suficiente para o fornecimento interno. Para ele, os estados que precisam de energia extra é que devem pagar a conta do rateio.

 

Brasília (DF) – O deputado federal César Halum (PRB-TO) apresentou um projeto de Lei que deixa os estados exportadores de energia fora do sistema nacional de rateio dos gastos com a produção de termoelétricas e de gás natural por causa da escassez de chuva.

A energia de reserva é contratada por leilões e o custo dessa produção é dividido entre todos os consumidores finais de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, ou seja, de todos os estados de forma igual.

No entanto, o republicano César Halum defende que os consumidores de Tocantins, Pará e Rondônia não podem pagar a conta dos estados que não conseguem produzir a eletricidade que consomem.

“Esses três estados  são exportadores de energia elétrica e não tem de arcar com as despesas com a produção de energia mais cara para suprir a demanda interna. Com a crise de água no país e a necessidade de acionar energia mais cara com as termoelétricas, todos os estados tem pagado essa conta. Isso não é justo com os consumidores do Tocantins, que além de pagar a energia mais cara do Brasil, tem de assumir a conta dos outros estados. Nosso estado produz mais do consome e não tem de entrar nessa divisão”, argumentou o deputado do PRB.

Tramitação

O Projeto de Lei nº 1211/2015 foi apresentado na Câmara Federal no último dia 22 de abril. O teto será avaliado pelas comissões de Minas e Energia (CME) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

 

Assista o vídeo produzido pela Ascom do deputado

 

 

Texto: Maurizan Cruz – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Ascom – deputado federal César Halum

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest