Halum alerta governo sobre conflito em Serra Pelada

Halum alerta governo sobre conflito em Serra Pelada

“Corremos o risco de um conflito social incontrolável”, assevera o deputado do PRB.

 

Brasília (DF) – “Corremos o risco de um conflito social incontrolável”, é o que afirmou o deputado federal César Halum (PRB-TO), em audiência, nesta quinta-feira (06), com o diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, Victor Hugo Bicca e com o superintendente regional do Pará, Thiago Marques, quanto à crise enfrentada pelos garimpeiros de Serra Pelada e a empresa canadense Colossus, hoje sob intervenção.

“O ministro das Minas e Energia, tem nas mãos uma bomba que pode explodir: é um pedido de suspensão da portaria de lavra do garimpo de Serra Pelada, assinada no final de 2010”, disse o republicano.

A exploração de ouro na área enfrenta hoje um impasse, porque a empresa canadense Colossus, que alega ter investido mais de R$ 400 milhões na infra-estrutura de mecanização do garimpo, entrou em processo de falência e diz não ter mais dinheiro para tocar a obra.

A Colossus é parceira no projeto da Coomigasp, que tem 38 mil garimpeiros entre seus filiados, destes, quase 4 mil do Tocantins. Para fundamentar o pedido de suspensão da lavra, os responsáveis acusam a Colossus de descumprir várias exigências de um termo de compromisso firmado em 4 de maio de 2010 entre os canadenses e a antiga diretoria presidida por Gessé Simão, hoje afastado do cargo por supostas irregularidades.

“Nós estamos lutando contra o poder econômico. Os garimpeiros são pessoas frágeis e de baixa renda que vivem à custa, muitas vezes, do programa Bolsa Família e que não tem nenhuma condição de enfrentar um processo contra a Colossus nos grandes tribunais. Precisamos dar a esses trabalhadores o direito de terem um fim de vida melhor, pois muitos deles já são pessoas idosas e frágeis”, concluiu.

O DNPM e a superintendência regional do Pará, afirmaram que acompanharão de perto junto ao Ministério de Minas e Energia, todos os tramites deste empasse.

Fonte e foto: Ascom – deputado federal César Halum

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest