Gilmaci Santos defende que SUS realize exame que detecta gene de câncer

Gilmaci Santos defende que SUS realize exame que detecta gene de câncer

De acordo com o parlamentar republicano, o exame deverá ser requisitado por um médico geneticista, mastologista ou oncologista.

 

São Paulo (SP) – O deputado estadual Gilmaci Santos (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 1199/2015, que dispõe sobre a realização de exames de detecção de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com histórico familiar de diagnóstico de câncer de mama ou de ovário. O procedimento ficou mundialmente conhecido após ser realizado pela atriz Angelina Jolie. A atriz norte-americana estava preocupada com o seu histórico familiar, já que sua mãe morreu em 2007, pouco tempo após ter a doença diagnosticada.

O exame já foi incluído na cobertura dos planos particulares de saúde brasileiros no final de 2013. Recentemente o Rio de Janeiro aprovou uma lei batizada de Angelina Jolie, que autoriza o Estado a assinar um convênio para realizar exames de sequenciamento genético em mulheres com histórico de câncer de mama ou de ovário na família.

No teste é possível observar se a paciente tem uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, no caso da atriz Angelina Jolie ela possuía uma mutação no gene BRCA1, o que representa um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de sofrer câncer de ovário. Pela proposta, a realização do exame ocorreria através de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). “O diagnóstico precoce do câncer é a maneira mais eficaz para o sucesso total no tratamento contra a doença”, justifica Gilmaci Santos. Segundo o parlamentar republicano, o exame deverá ser requisitado por um médico geneticista, mastologista ou oncologista.

Texto: Amanda Fischer / Ascom – deputado estadual Gilmaci Santos
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Ascom – Alesp

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest