Gilmaci Santos defende que SUS realize exame que detecta gene de câncer

Gilmaci Santos defende que SUS realize exame que detecta gene de câncer

De acordo com o parlamentar republicano, o exame deverá ser requisitado por um médico geneticista, mastologista ou oncologista.

 

São Paulo (SP) – O deputado estadual Gilmaci Santos (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 1199/2015, que dispõe sobre a realização de exames de detecção de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com histórico familiar de diagnóstico de câncer de mama ou de ovário. O procedimento ficou mundialmente conhecido após ser realizado pela atriz Angelina Jolie. A atriz norte-americana estava preocupada com o seu histórico familiar, já que sua mãe morreu em 2007, pouco tempo após ter a doença diagnosticada.

O exame já foi incluído na cobertura dos planos particulares de saúde brasileiros no final de 2013. Recentemente o Rio de Janeiro aprovou uma lei batizada de Angelina Jolie, que autoriza o Estado a assinar um convênio para realizar exames de sequenciamento genético em mulheres com histórico de câncer de mama ou de ovário na família.

No teste é possível observar se a paciente tem uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, no caso da atriz Angelina Jolie ela possuía uma mutação no gene BRCA1, o que representa um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de sofrer câncer de ovário. Pela proposta, a realização do exame ocorreria através de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). “O diagnóstico precoce do câncer é a maneira mais eficaz para o sucesso total no tratamento contra a doença”, justifica Gilmaci Santos. Segundo o parlamentar republicano, o exame deverá ser requisitado por um médico geneticista, mastologista ou oncologista.

Texto: Amanda Fischer / Ascom – deputado estadual Gilmaci Santos
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Ascom – Alesp

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!