Gilberto Ribeiro quer destinação para óleos e gorduras vegetais no Paraná

Gilberto Ribeiro quer destinação para óleos e gorduras vegetais no Paraná

Projeto obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a estruturar e implementar ações para a coleta de óleos vegetais após o uso por consumidores

Publicado em 22/5/2016 - 00:00

Gilberto Ribeiro quer destinação para óleos e gorduras vegetais no Paraná
Projeto obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a estruturar e implementar ações para a coleta de óleos vegetais após o uso por consumidores

 

Curitiba (PR) – O deputado estadual Gilberto Ribeiro (PRB-PR) apresentou uma proposta que regulamenta a logística reversa de óleos e gorduras vegetais. No texto, estão previstas diretrizes para que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes estruturem e implementem a recolha de óleos vegetais após o uso por consumidores.

O deputado republicano explica que a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios, destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo, ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

O objetivo da proposta, segundo Gilberto Ribeiro, é o de instituir a responsabilidade das empresas que fabricam, importam, distribuem e comercializam óleos para uso culinário, com o intuito de promover um sistema de logística reversa, visando a recolha das sobras destes produtos para a devida reciclagem e tratamento adequado.

“A ideia é conferir um tratamento adequado aos óleos e gorduras de origem vegetal e animal, por meio de um sistema que se sobressai, que é o da logística reversa que, de uma forma geral, é um processo que pode ser dividido em várias etapas, como compra, venda e devolução de mercadoria por motivo de desistência ou defeito e, finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil. A preocupação da logística reversa é fazer com que esse material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto”, apontou.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual Gilberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend