Gaúchos têm alta incidência de tumores gastrointestinais

Gaúchos têm alta incidência de tumores gastrointestinais

Audiência pública presidida por Carlos Gomes alerta para necessidade de prevenção.

 

Porto Alegre (RS) – A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa debateu, nesta segunda-feira (24), a alta incidência de tumores gastrointestinais entre os gaúchos. Na audiência pública proposta pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB-RS), o cirurgião oncológico Luiz Fernando Moreira, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mostrou que o percentual desses tipos de câncer é maior entre os gaúchos em relação ao resto do país. A previsão é que sejam diagnosticados cerca de 5,5 mil casos só este ano no Rio Grande do Sul.

“Com o diagnóstico precoce, conseguimos um resultado mais eficaz no controle da doença”, advertiu o médico. Entre os principais sintomas estão o emagrecimento, a dificuldade para deglutir, a rouquidão, o sangramento retal e indisposição, especialmente para pessoas acima dos 50 anos. Como fatores de risco, ele elencou a faixa etária, entre 55 e 75 anos, o estilo de vida (obesidade, fumo, álcool), o histórico familiar, diabetes e outros tumores. Sobre a prevenção, Moreira destacou que é preciso ter uma alimentação saudável, rica em fibras.

Também participaram do debate a gastroenterologista Cristiane Tovo, da Santa Casa, o médico Jarcedy Alves, do Hospital São Lucas, além do ex-deputado Marquinho Lang.

Encaminhamentos

O deputado vai propor à Comissão a elaboração de uma cartilha informativa sobre o tema e ações junto à comunidade. Como parlamentar, ele se comprometeu em lutar pela melhoria do acesso a consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde. “Hoje o sistema atua para quem já está doente”, disse. “Precisamos investir mais na prevenção.”

Fonte: Agência de Notícias ALRS
Fotos: Jorge Fuentes e Marcelo Bertani

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest