Gaúchos têm alta incidência de tumores gastrointestinais

Gaúchos têm alta incidência de tumores gastrointestinais

Audiência pública presidida por Carlos Gomes alerta para necessidade de prevenção.

 

Porto Alegre (RS) – A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa debateu, nesta segunda-feira (24), a alta incidência de tumores gastrointestinais entre os gaúchos. Na audiência pública proposta pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB-RS), o cirurgião oncológico Luiz Fernando Moreira, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mostrou que o percentual desses tipos de câncer é maior entre os gaúchos em relação ao resto do país. A previsão é que sejam diagnosticados cerca de 5,5 mil casos só este ano no Rio Grande do Sul.

“Com o diagnóstico precoce, conseguimos um resultado mais eficaz no controle da doença”, advertiu o médico. Entre os principais sintomas estão o emagrecimento, a dificuldade para deglutir, a rouquidão, o sangramento retal e indisposição, especialmente para pessoas acima dos 50 anos. Como fatores de risco, ele elencou a faixa etária, entre 55 e 75 anos, o estilo de vida (obesidade, fumo, álcool), o histórico familiar, diabetes e outros tumores. Sobre a prevenção, Moreira destacou que é preciso ter uma alimentação saudável, rica em fibras.

Também participaram do debate a gastroenterologista Cristiane Tovo, da Santa Casa, o médico Jarcedy Alves, do Hospital São Lucas, além do ex-deputado Marquinho Lang.

Encaminhamentos

O deputado vai propor à Comissão a elaboração de uma cartilha informativa sobre o tema e ações junto à comunidade. Como parlamentar, ele se comprometeu em lutar pela melhoria do acesso a consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde. “Hoje o sistema atua para quem já está doente”, disse. “Precisamos investir mais na prevenção.”

Fonte: Agência de Notícias ALRS
Fotos: Jorge Fuentes e Marcelo Bertani

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest