Gabriel Picanço propõe obrigatoriedade do ‘teste da linguinha’ em recém-nascidos de RR

Gabriel Picanço propõe obrigatoriedade do ‘teste da linguinha’ em recém-nascidos de RR

Republicano explicou que “este teste vai servir não só para roraimenses, como para pessoas vindas dos países vizinhos”

 

Boa Vista (RR) – O deputado Gabriel Picanço (PRB-RR) apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de realização deste exame nos recém-nascidos, tanto nas redes públicas, como particulares do Estado.

Segundo Picanço, a motivação em apresentar o projeto se deu, principalmente, pensando nas pessoas menos favorecidas, que muitas vezes não têm a oportunidade de diagnosticar essas limitações a tempo de tratá-las precocemente. “Tivemos algumas conversas com médicos e enfermeiros e esses profissionais da Saúde nos orientaram na elaboração do projeto, por entenderem a importância do teste da linguinha”, contou. De acordo com o deputado republicano, o exame deverá ser realizado antes da alta hospitalar do recém-nascido, nas maternidades e demais estabelecimentos hospitalares onde houver ocorrido o parto. “Quando o neném nascer, nos hospitais e maternidades, principalmente os conveniados pelo SUS, deve-se efetuar os exames devidos”, destacou.

Gabriel Picanço explicou que “este teste vai servir não só para roraimenses, como para pessoas vindas dos países vizinhos”, e completou: “Sabemos que muitas mãezinhas da Venezuela e Guiana vêm para Roraima, na maternidade, para terem seus bebês. Não importa, saúde não tem fronteiras e é nosso dever, como parlamentar, criar possibilidades para facilitar o acesso à saúde”, ressaltou o deputado do PRB.

Ainda de acordo com o parlamentar, o Estado de Roraima somente arcará com os custos do ‘teste da linguinha’, daqueles recém-nascidos assistidos pelo SUS. “As despesas decorrentes para garantir a execução do teste ficarão por conta de dotações orçamentárias próprias e de recursos conveniados de acordo com a instituição prestadora do serviço”, explicou Picanço.

Teste do Coraçãozinho

Também é de autoria do deputado Gabriel Picanço, em parceria com o deputado Soldado Sampaio (PC do B), a Lei que garante a realização do exame de oximetria de pulso, conhecido como “teste do coraçãozinho”, em recém-nascidos da maternidade ou serviço hospitalar da rede pública de saúde e conveniado com o SUS.

“Recebi um telefonema de uma representante do Ministério da Saúde parabenizando pelo projeto que garante a realização do teste do coraçãozinho, que é o primeiro com este teor no Brasil. Ficamos satisfeitos pela autoria de uma Lei com esta importância e que pode se tornar parâmetro para outros Estados”, comentou Picanço.

Texto: Leo Daubermann / Ascom – ALE/RR
Foto: Hisraufre Emiliano

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest