Gabriel Picanço propõe a criação de programa para mecanização da agricultura familiar

Gabriel Picanço propõe a criação de programa para mecanização da agricultura familiar

Segundo o parlamentar, a ideia é atender, inicialmente, três mil famílias, número que deve dobrar em até quatro anos.

 

Boa Vista (RR) – Para fortalecer a agricultura familiar no Estado, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, Gabriel Picanço (PRB-RR), propõe que o governo crie um programa que promova a mecanização de até três hectares das propriedades rurais. Essa indicação do parlamentar já foi apresentada em setembro de 2011, no entanto, não foi acatada. Convicto da importância do assunto, o parlamentar apresentará a proposta novamente nesta quinta-feira, 24.

A indicação prevê a alocação de recursos para o Orçamento de 2015. Segundo o parlamentar, a ideia é atender, inicialmente, três mil famílias, número que deve dobrar em até quatro anos. A intenção é mecanizar, de um a três hectares em cada propriedade, incluindo aração, gradagem, calcareamento e assistência técnica para o plantio de culturas necessárias a subsistência e atendimento ao mercado local.

Segundo o parlamentar, a expectativa é que a nova gestão do Executivo seja sensível à proposta, que representa desenvolvimento diretamente ao homem do campo e, consequentemente, para a economia do Estado como um todo. “Esse indicativo foi apresentado em 2011 e, infelizmente, o governo não acatou. Vamos apresentar de novo e esperamos que o atual governador [Chico Rodrigues], como agrônomo que é, possa ser mais sensível à necessidade da agricultura familiar”, disse.

Picanço disse que já articulou com os demais membros da comissão para que o assunto seja discutido com o Executivo, para tentar sensibilizar o governo frente à demanda. A ideia é que seja competência da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento a operacionalização do programa, bem como a assistência técnica e orientação sobre as culturas, respeitadas a vocação de cada localidade.

O parlamentar frisou que Roraima vive um momento crítico na agricultura familiar, diante da falta de perspectivas de desenvolvimento e de estruturas mínimas aos pequenos produtores. Segundo ele, na medida em que o mundo fica mais globalizado, a exigência do consumidor aumenta, no entanto, a agricultura familiar em Roraima padece pela falta de políticas públicas consistentes. “Necessitamos desenvolver políticas públicas para tornar o produtor independente, para que ele permaneça no campo gerando desenvolvimento para o Estado”, concluiu.

Texto: Ascom – deputado estadual Gabriel Picanço
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest