Frente presidida por Cleber Verde obtém vitória na Câmara

Frente presidida por Cleber Verde obtém vitória na Câmara

Brizola Neto anunciou durante audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado que vai revogar a portaria 2159/2012

 

Brasília (DF) – A mobilização da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca, presidida por Cleber Verde (PRB-MA), que envolveu parlamentares e representantes dos pescadores sensibilizou o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, que anunciou, durante audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado que vai revogar a portaria 2159/2012 que suspende o registro das colônias de pescadores do país no órgão. Pela portaria, 1,2 mil colônias perderam o direito de um cadastrão especial que as equiparava a entidades sindicais, possibilitando, por exemplo, que as mesmas fizessem o recolhimento das contribuições que garantiriam seus sustentos. “A portaria do ministério inviabilizava a manutenção das colônias, criando inúmeros problemas inclusive de ordem jurídica. Podemos ter, por exemplo, o questionamento da legitimidade jurídica dessas entidades de representarem os pescadores em juízo, o que pode prejudicar a categoria em várias contendas judiciais”, destacou o parlamentar que integrou a mesa na audiência.

Como contrapartida, o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincon Ferreira, prometeu unificar as colônias nos municípios onde existem mais de uma delas, de forma a respeitar o princípio da unicidade sindical.

O problema começou quando Brizola Neto editou a Portaria 2159/2012, publicada em janeiro de 2013, revogando a Portaria 547/2010, editada pelo ex-ministro Carlos Lupi, que estabelecia o cadastro especial das colônias de pescadores no Ministério do Trabalho e Emprego. Pela Constituição Federal, as colônias de pescadores são equiparadas a entidades sindicais e, por isso, têm direito de serem registradas em órgão competente e de receberem o recolhimento da representação sindical e do imposto sindical.

Organizado pela Comissão de Agricultura do Senado, o evento reuniu além de parlamentares, representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego; da Pesca e Aquicultura; e da Previdência e Assistência Social; do Ministério Público do Trabalho; da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores e da Federação Nacional dos Engenheiros da Pesca.

Há uma semana, Cleber Verde e representantes dos pescadores estiveram reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para discutir a portaria do ministério o Trabalho. Naquele encontro, já estava prevista a visita de uma comissão até o ministro. “Nossa vitória é uma demonstração de força do movimento e da capacidade de ressonância que tem a nossa frente parlamentar. Não tenho dúvidas que novas boas notícias ainda serão divulgadas, tendo como base o trabalho de nossa frente”, avaliou o deputado.

Texto: Paulo Gusmão, com informações e foto da Agência Senado

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!