Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem será lançada na Câmara Federal

Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem será lançada na Câmara Federal

Frente Parlamentar foi proposta pelo deputado federal Carlos Gomes. Lançamento acontecerá na próxima quinta-feira (11), às 14h, na Câmara dos Deputados.

 

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), a Câmara Federal vai lançar na próxima quinta-feira (11) a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem. O anúncio foi feito em pronunciamento durante sessão solene alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento será realizado às 14 horas, no Plenário 14.

carlos-gomes-prb-frente-parlamentar-em-defesa-da-cadeia-produtiva-da-reciclagem-foto-douglas-gomes-02-06-15-02Proponente do fórum, Carlos Gomes destacou a importância de promover o desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem. Ele aponta que somente 18% dos 5.570 municípios brasileiros têm sistema de coleta seletiva. Gomes explica que em 2010, a Câmara aprovou a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de integrar catadores, empresários e a sociedade, além de compartilhar a responsabilidade sobre esses resíduos entre municípios, estados e a União. “Precisamos avançar muito, pois existem metas que não foram alcançadas e ações que ainda não foram colocadas em prática como o fim dos lixões, que contaminam o solo, os lençóis freáticos, além de provocar danos à saúde da população”, apontou.

O deputado ressalta que a Frente Parlamentar trabalhará na criação, debate e encaminhamento de políticas que impulsionem a cadeia produtiva da reciclagem no Brasil. carlos-gomes-prb-frente-parlamentar-em-defesa-da-cadeia-produtiva-da-reciclagem-foto-douglas-gomes-02-06-15-03“Nossa meta é agilizar a votação de projetos sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional – atualmente são 62, além de buscar ideias em países onde a reciclagem é referência. Há exemplos como a Suécia e a Noruega, que importam resíduos sólidos para a produção de energia. Em Oslo, capital norueguesa, metade da cidade e a maioria das escolas são aquecidas pela queima do lixo doméstico, resíduos industriais e até hospitalares, o que reduz o uso de combustíveis fósseis”, observou.

No Brasil, são recolhidas anualmente 76 milhões de toneladas de resíduos sólidos, mas somente 3% desse montante é reciclado. Carlos Gomes salienta que o desafio de fomentar o progresso econômico da cadeia da reciclagem tem início em casa, na separação adequada do lixo, passa pela coleta seletiva até a destinação dos resíduos às cooperativas ou aterros sanitários, chegando à reinserção do material nas linhas industriais para a confecção dos mais variados produtos. “Nosso sonho é de que o Brasil seja um país capaz de realizar o manejo adequado de 100% dos seus resíduos sólidos, pois quanto mais se recicla, menos se recorre aos recursos naturais”, ponderou.

Texto: Jorge Fuentes – Ascom deputado federal Carlos Gomes
Edição: Ascom Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest