Fausto Pinato quer a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia em UPAS e UBS

Fausto Pinato quer a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia em UPAS e UBS

O objetivo é garantir assistência fisioterapêutica imediata ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória, solucionáveis predominantemente por meio de terapias manuais.

 

Brasília (DF) – Preocupado com a situação da saúde em todo o Brasil, principalmente em desafogar hospitais e santas casas, o deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 1035/2015, que prevê a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia (UUF) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24hs) e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O objetivo, segundo o republicano, é garantir assistência fisioterapêutica imediata ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória, solucionáveis predominantemente por meio de terapias manuais. O atendimento também será estendido a pessoas com problemas de dor aguda, tais como, cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, sacralgia, coccialgia, distensão muscular aguda, cefaleia tensional, além das afecções respiratórias identificadas quanto ao quadro alérgico, gripal, pneumonia, bronquite e crise asmática.

fausto-pinato-prb-unidades-emergencia-fisioterapia-foto-luciano-donadelli-12-06-15-02

Deputado Fausto Pinato ao lado da fisioterapeuta Neuseli Marino Lamari

Fausto Pinato aponta que a implantação das Unidades de Urgência em Fisioterapia irá reduzir o fluxo de atendimento nas emergências dos hospitais, bem como a solicitação de exames complementares, a exposição à radiação em virtude da realização de ressonância magnética, tomografias, além dos os gastos do governo com atestados médico, entre outros. “A procura por tratamento de dores lombares tem aumentado a cada dia, consequentemente onerando os cofres públicos, sendo que tal despesa é custeada pelos governos estaduais e federal, além de indústrias e sociedade em geral”, explicou Pinato.

Projeto

A ideia do projeto surgiu após um estudo apresentado pela professora, pesquisadora e fisioterapeuta, Dra. Neuseli Marino Lamari, que já implantou a primeira Unidade de Urgência em Fisioterapia no município de São José do Rio Preto, em São Paulo. O levantamento aponta que cerca de 10 milhões de brasileiros ficam incapacitados por causa de dores lombares e pelo menos 70% da população sofrerá desse mal.

 

Texto: Ascom deputado federal Fausto Pinato
Foto 01: Douglas Gomes |  Foto 02: Luciano Donadelli

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest