Fausto Pinato quer a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia em UPAS e UBS

O objetivo é garantir assistência fisioterapêutica imediata ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória.

Publicado em 14/6/2015 - 00:00

Fausto Pinato quer a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia em UPAS e UBS
O objetivo é garantir assistência fisioterapêutica imediata ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória, solucionáveis predominantemente por meio de terapias manuais

Brasília (DF) – Preocupado com a situação da saúde em todo o Brasil, principalmente em desafogar hospitais e santas casas, o deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 1035/2015, que prevê a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia (UUF) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24hs) e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O objetivo, segundo o republicano, é garantir assistência fisioterapêutica imediata ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória, solucionáveis predominantemente por meio de terapias manuais. O atendimento também será estendido a pessoas com problemas de dor aguda, tais como, cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, sacralgia, coccialgia, distensão muscular aguda, cefaleia tensional, além das afecções respiratórias identificadas quanto ao quadro alérgico, gripal, pneumonia, bronquite e crise asmática.

fausto-pinato-prb-unidades-emergencia-fisioterapia-foto-luciano-donadelli-12-06-15-02
Deputado Fausto Pinato ao lado da fisioterapeuta Neuseli Marino Lamari

Fausto Pinato aponta que a implantação das Unidades de Urgência em Fisioterapia irá reduzir o fluxo de atendimento nas emergências dos hospitais, bem como a solicitação de exames complementares, a exposição à radiação em virtude da realização de ressonância magnética, tomografias, além dos os gastos do governo com atestados médico, entre outros. “A procura por tratamento de dores lombares tem aumentado a cada dia, consequentemente onerando os cofres públicos, sendo que tal despesa é custeada pelos governos estaduais e federal, além de indústrias e sociedade em geral”, explicou Pinato.

Projeto

A ideia do projeto surgiu após um estudo apresentado pela professora, pesquisadora e fisioterapeuta, Dra. Neuseli Marino Lamari, que já implantou a primeira Unidade de Urgência em Fisioterapia no município de São José do Rio Preto, em São Paulo. O levantamento aponta que cerca de 10 milhões de brasileiros ficam incapacitados por causa de dores lombares e pelo menos 70% da população sofrerá desse mal.

Texto: Ascom – deputado federal Fausto Pinato
Foto 01: Douglas Gomes |  Foto 02: Luciano Donadelli

 Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend