Falta do pagamento de pensão alimentícia corresponde a 60% das denúncias recebidas pela Aleam

Falta do pagamento de pensão alimentícia corresponde a 60% das denúncias recebidas pela Aleam

Comissão presidida por Carlos Alberto promoveu um mutirão de ações sociais na Comunidade Boas Novas, Cidade Nova 2, Zona Norte de Manaus

 

Manaus (AM) – O descaso de pais que negligenciam o pagamento da pensão alimentícia aos filhos tem sido o principal motivo de denúncias na Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado (CJCA/Aleam), presidida pelo deputado Carlos Alberto (PRB-AM). Pelos cálculos da advogada da comissão, Lídice Langbeck, as reclamações correspondem a 60% das demandas recebidas pelo gabinete de atendimento público e itinerante. “Pensão, divórcio, guarda e partilha de bens, direitos do consumidor, herança e causas trabalhistas dominam os processos, mas o não pagamento da pensão alimentícia bate todos os recordes”, admite a advogada.

Para ela, muitas mães separadas não recebem nenhum auxílio dos pais das crianças, e têm que arcar com todas as despesas sozinhas. “Normalmente alegam que o ex-companheiro se recusa a contribuir espontaneamente ou contribuem esporadicamente com valores irrisórios”, afirma.

Segundo Carlos Alberto, desde a última sexta-feira (18), entrou em vigor a nova lei que regulamenta o benefício que, segundo o republicano, vai endurecer as punições para quem atrasa a pensão dos filhos. “As novas regras incluem a prisão em regime fechado e a inclusão do nome do devedor no banco de dados do SPC e do Serasa. As pensões firmadas por meio de compromisso extrajudicial — como a mediação — também poderão cobrar valores devidos na Justiça. Antes era preciso, primeiro, reconhecer o acordo judicialmente”, explicou o parlamentar do PRB.

Neste final de semana, por exemplo, a CJCA promoveu um mutirão de ações sociais na Comunidade Boas Novas, Cidade Nova 2, Zona Norte, onde foram oferecidos serviços e orientações nas áreas de saúde, psicologia e jurídica envolvendo mais de 300 pessoas do bairro. “E, mais uma vez a constatação que o não pagamento da pensão alimentícia se evidencia pelos números alarmantes de denúncias”, criticou Carlos Alberto.

Ainda de acordo com Lídice Langbeck, normalmente nos atendimentos as pessoas são encaminhadas à Defensoria, Ministério e demais órgãos públicos competentes, somente em casos mais graves é que se entra com a ação judicial. “Como é o caso de uma senhora que nos procurou durante a ação deste final de semana e nos relatou que se encontra com o filho sofrendo sérios distúrbios psicológicos e não possui nenhuma condição financeira para arcar com as despesas advindas da doença. Nesse caso, ainda esta semana, entrarei com um pedido de auxílio social junto ao INSS e pensão alimentícia contra o pai”, avisa a advogada.

Mais rigor

Na semana passada o assunto foi tema de discurso de Carlos Alberto no plenário da Aleam. Na oportunidade, o republicano enumerou as principais modificações na lei que busca dar mais segurança a quem necessita do pagamento da pensão alimentícia. O devedor pode ter o nome incluído no banco de dados do SPC e do Serasa. Com um mês de atraso da pensão, já pode ser solicitado ao juiz a abertura de um protesto judicial.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Fotos: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest