Exposição fotográfica em Salvador incentiva doação de órgãos e tecidos

Exposição fotográfica em Salvador incentiva doação de órgãos e tecidos

Exposição “Diga Sim à Vida” foi aberta na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, deputado José de Arimateia (PRB-BA)

Salvador (BA) – Na última terça-feira (27), Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, foi aberta a exposição “Diga Sim à Vida”, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA). A mostra, com imagens do fotógrafo Pedro Hermes, fica aberta ao público até o dia 30 de setembro, das 9h às 17h.

As fotografias expostas no Espaço Cultural Josaphat Marinho mostram 10 pessoas, entre 13 e 63 anos de idade, transplantadas no estado da Bahia e contam um pouco da história de cada uma após a experiência de receber um órgão e ganhar vida nova. “O intuito é sensibilizar, através dos relatos, a sociedade baiana quanto à importância da doação de órgãos e tecidos para o transplante”, explica a Coordenadora Estadual de Transplantes, Cristina Lordello.

Para Maria Ferreira, 63 anos, que recebeu medula óssea após um diagnóstico de mieloma múltiplo, um tipo de câncer nas células produtoras de sangue, o transplante foi o tratamento que deu continuidade à alegria que esbanja e a fez valorizar muito mais a vida e seus semelhantes. Sobre o ato da doação, ela aconselha: “Que a gente possa passar isso para os outros. Não tenham medo, tenham fé e confiança. E que as famílias acreditem nessa importância e amem mais”.

Após ver a vida por um fio e perder toda a esperança por conta de uma miocardiopatia (deterioração do músculo do coração), surgiu para Anderson Santana, 38 anos, a expectativa de um coração novo. Para ele, empatia e solidariedade são o mais importante. “Existe a dor da perda, mas precisamos ter a consciência de que aquela vida que se foi pode ter continuidade através da vida de outra pessoa. Se a gente não ganhar aquele órgão de alguém, a gente perde para a terra. Por que não ser um doador de órgãos, para que vidas de outras pessoas posam ser salvas?”, encoraja.

Apoiador constante da campanha pela doação de órgãos e tecidos, José de Arimateia traz anualmente à ALBA, na Semana de Incentivo, uma mobilização pela causa. “Apesar de termos registrado um aumento de 92 transplantes em relação ao ano passado, este crescimento ainda é pequeno. Então, que este trabalho continue e possa ser expandido, para que cada cidadão saiba, desde cedo, que pode salvar uma vida”, torce o parlamentar.

A abertura da exposição contou com a presença da Coordenadora Estadual de Transplante, Cristina Lordello; da Técnica da Coset, Luciana Vinhas; da Diretora de Atenção Especializada, Alcina Romero; do Presidente da Associação Renal Bahia, José Vasconcelos; da Superintendente de Políticas Públicas de Atenção às Mulheres do Município, Mônica Kalile; além de pessoas transplantadas.

Texto e Foto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest