Exposição fotográfica em Salvador incentiva doação de órgãos e tecidos

Exposição fotográfica em Salvador incentiva doação de órgãos e tecidos

Exposição “Diga Sim à Vida” foi aberta na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, deputado José de Arimateia (PRB-BA)

Salvador (BA) – Na última terça-feira (27), Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, foi aberta a exposição “Diga Sim à Vida”, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA). A mostra, com imagens do fotógrafo Pedro Hermes, fica aberta ao público até o dia 30 de setembro, das 9h às 17h.

As fotografias expostas no Espaço Cultural Josaphat Marinho mostram 10 pessoas, entre 13 e 63 anos de idade, transplantadas no estado da Bahia e contam um pouco da história de cada uma após a experiência de receber um órgão e ganhar vida nova. “O intuito é sensibilizar, através dos relatos, a sociedade baiana quanto à importância da doação de órgãos e tecidos para o transplante”, explica a Coordenadora Estadual de Transplantes, Cristina Lordello.

Para Maria Ferreira, 63 anos, que recebeu medula óssea após um diagnóstico de mieloma múltiplo, um tipo de câncer nas células produtoras de sangue, o transplante foi o tratamento que deu continuidade à alegria que esbanja e a fez valorizar muito mais a vida e seus semelhantes. Sobre o ato da doação, ela aconselha: “Que a gente possa passar isso para os outros. Não tenham medo, tenham fé e confiança. E que as famílias acreditem nessa importância e amem mais”.

Após ver a vida por um fio e perder toda a esperança por conta de uma miocardiopatia (deterioração do músculo do coração), surgiu para Anderson Santana, 38 anos, a expectativa de um coração novo. Para ele, empatia e solidariedade são o mais importante. “Existe a dor da perda, mas precisamos ter a consciência de que aquela vida que se foi pode ter continuidade através da vida de outra pessoa. Se a gente não ganhar aquele órgão de alguém, a gente perde para a terra. Por que não ser um doador de órgãos, para que vidas de outras pessoas posam ser salvas?”, encoraja.

Apoiador constante da campanha pela doação de órgãos e tecidos, José de Arimateia traz anualmente à ALBA, na Semana de Incentivo, uma mobilização pela causa. “Apesar de termos registrado um aumento de 92 transplantes em relação ao ano passado, este crescimento ainda é pequeno. Então, que este trabalho continue e possa ser expandido, para que cada cidadão saiba, desde cedo, que pode salvar uma vida”, torce o parlamentar.

A abertura da exposição contou com a presença da Coordenadora Estadual de Transplante, Cristina Lordello; da Técnica da Coset, Luciana Vinhas; da Diretora de Atenção Especializada, Alcina Romero; do Presidente da Associação Renal Bahia, José Vasconcelos; da Superintendente de Políticas Públicas de Atenção às Mulheres do Município, Mônica Kalile; além de pessoas transplantadas.

Texto e Foto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!