Escolas deverão estampar nas cadernetas avisos sobre campanhas de vacinação

Escolas deverão estampar nas cadernetas avisos sobre campanhas de vacinação

PL 814-A/2015, de autoria do deputado estadual Carlos Macedo, foi à sanção do Governador do Rio de Janeiro

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou na última quarta-feira (08) o Projeto de Lei 814-A/2015, do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ), que propõe às escolas divulgarem informações sobre campanhas de vacinação no Estado. O texto prevê que as instituições de ensino públicas e privadas estampem nas cadernetas, assim como nos avisos escolares obrigatórios, informações sobre as campanhas, inclusive quanto ao período, a faixa etária e os locais de vacinação.

“Existe uma carência de informação relativa a programas de vacinação que atendam aos adolescentes e jovens. Por isso, a atuação das escolas no auxílio à divulgação de campanhas é de extrema importância”, disse o parlamentar.

A proposição também prevê que as escolas poderão promover, sempre que possível, debates e seminários com a participação de especialistas sobre o tema em questão. Carlos Macedo ressaltou que, apesar do poder público vir ampliando o programa de imunização de jovens, a falta de informação e de indicação médica são alguns dos entraves à eficiência da vacinação em adolescentes.

“O clichê ‘prevenir é melhor que remediar’ é verdadeiro e se aplica bem a este projeto. Notamos que o foco de programas de imunizações para os jovens vem se intensificando, como a campanha contra o HPV e outras doenças que podem ser evitadas com a vacinação. Mas a falta de informações da população e o desinteresse por parte dos jovens agrava o cenário. A maioria não toma os reforços de algumas vacinas, que perdem o efeito com o tempo, e, em outras situações, a vacina pode não ter sido aplicada em determinado jovem durante a infância pela falta da dose de determinadas vacinas na época”, ressaltou o deputado, afirmando que o projeto poderá contribuir de forma estrutural em estratégias de ações preventivas.

“Durante a campanha eleitoral, me comprometi com a população fluminense que meu mandato estaria voltado para a educação, o meio ambiente e a saúde. Com esse projeto demonstro ao povo do Rio de Janeiro que estou cumprindo com os objetivos e compromissos assumidos. A saúde é fundamental e a prevenção, essencial”, concluiu Carlos Macedo.

O projeto foi aprovado em segunda discussão e agora seguirá para a avaliação do governador do Rio, que terá o prazo de 15 dias para decidir pela sanção ou o veto.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Macedo
Foto: Mariana Ramos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest