Escolas deverão estampar nas cadernetas avisos sobre campanhas de vacinação

Escolas deverão estampar nas cadernetas avisos sobre campanhas de vacinação

PL 814-A/2015, de autoria do deputado estadual Carlos Macedo, foi à sanção do Governador do Rio de Janeiro

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou na última quarta-feira (08) o Projeto de Lei 814-A/2015, do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ), que propõe às escolas divulgarem informações sobre campanhas de vacinação no Estado. O texto prevê que as instituições de ensino públicas e privadas estampem nas cadernetas, assim como nos avisos escolares obrigatórios, informações sobre as campanhas, inclusive quanto ao período, a faixa etária e os locais de vacinação.

“Existe uma carência de informação relativa a programas de vacinação que atendam aos adolescentes e jovens. Por isso, a atuação das escolas no auxílio à divulgação de campanhas é de extrema importância”, disse o parlamentar.

A proposição também prevê que as escolas poderão promover, sempre que possível, debates e seminários com a participação de especialistas sobre o tema em questão. Carlos Macedo ressaltou que, apesar do poder público vir ampliando o programa de imunização de jovens, a falta de informação e de indicação médica são alguns dos entraves à eficiência da vacinação em adolescentes.

“O clichê ‘prevenir é melhor que remediar’ é verdadeiro e se aplica bem a este projeto. Notamos que o foco de programas de imunizações para os jovens vem se intensificando, como a campanha contra o HPV e outras doenças que podem ser evitadas com a vacinação. Mas a falta de informações da população e o desinteresse por parte dos jovens agrava o cenário. A maioria não toma os reforços de algumas vacinas, que perdem o efeito com o tempo, e, em outras situações, a vacina pode não ter sido aplicada em determinado jovem durante a infância pela falta da dose de determinadas vacinas na época”, ressaltou o deputado, afirmando que o projeto poderá contribuir de forma estrutural em estratégias de ações preventivas.

“Durante a campanha eleitoral, me comprometi com a população fluminense que meu mandato estaria voltado para a educação, o meio ambiente e a saúde. Com esse projeto demonstro ao povo do Rio de Janeiro que estou cumprindo com os objetivos e compromissos assumidos. A saúde é fundamental e a prevenção, essencial”, concluiu Carlos Macedo.

O projeto foi aprovado em segunda discussão e agora seguirá para a avaliação do governador do Rio, que terá o prazo de 15 dias para decidir pela sanção ou o veto.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Macedo
Foto: Mariana Ramos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest