Ericlaudio Alencar diz que segurança pública do Amapá é “o patinho feio da República”

Republicano revelou que estatísticas oficiais apontam a Polícia Civil do Amapá, proporcionalmente, como a mais eficiente do país

Publicado em 26/6/2015 - 00:00

Ericlaudio Alencar diz que segurança pública do Amapá é "o patinho feio da República"
Para Ericlaudio Alencar, o modelo concentrador do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública deve ser repensado.

 

Macapá (AP) – O líder do governo e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Ericlaudio Alencar (PRB-AP) disse nesta quinta-feira (25), no programa Luiz Melo Entrevista (Diário 90.9 FM), que a segurança pública do Amapá é “o patinho feio da República” e criticou o atual modelo da área, tachando-o de “deficiente e ultrapassado”. Na opinião dele, o modelo concentrador do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) já mostrou que não deu certo, e deve ser repensado.

De acordo com o parlamentar, a atual composição da Alap tem se destacado por proporcionar ampla discussão de todos os setores da realidade amapaense, inclusive com a realização de audiências públicas para debater as questões mais polêmicas, e que exijam a participação popular.

“Os 24 deputados estaduais, sejam da base do governo ou da oposição, estão centrados em discutir propostas que, de fato, venham a beneficiar a população. Já tivemos discussões das mais significativas, nas áreas social, de saúde e educação, e já realizamos a primeira audiência da área de segurança pública, e nos primeiros dias de agosto, após o recesso, vamos retomar a pauta central da PEC da Segurança Pública, cuja intenção é introduzir, na Constituição do Estado, dispositivos para fortalecer a área”, realtou Ericlaudio, que é o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Para o deputado republicano, toda e qualquer proposta que interesse diretamente à população deve ser discutida até a exaustão: “Isso vem acontecendo com frequência, como agora recentemente, com o Plano Estadual de Educação, que projeta a educação do Amapá para os próximos 30 anos. Agora, no retorno do recesso, vamos convidar a sociedade civil organizada, as polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, taxistas, mototaxistas, rodoviários, enfim, todos os setores que direta ou indiretamente têm relação com a segurança para ouvi-los e buscar soluções”, disse.

Segundo Ericlaudio Alencar, mesmo com o desaparelhamento policial por falta de investimentos ao longo dos últimos anos, as polícias não recuaram na missão de proteger a população. “Nossas polícias são constituídas de verdadeiros heróis; a PM aparece mais na mídia, por conta da sua peculiaridade, que é desenvolver os trabalhos preventivos e ostensivos, mas a Polícia Civil trabalha muito, apesar de tantas dificuldades, e não aparece tanto na mídia porque se concentra na área de investigação, isto é, o que passa pelo crivo na PM, é parado nas teias da Polícia Civil. Através da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa estamos focados na elaboração de propostas para reequipar o aparelhamento policial, com a participação efetiva do secretário Gastão Calandrini, que comanda a pasta da Segurança Pública”, destacou o parlamentar do PRB.

Ericlaudio revelou que estatísticas oficiais apontam a Polícia Civil do Amapá, proporcionalmente, como a mais eficiente do país. “Nossa Polícia Civil tem números extraordinários, tanto que, enquanto no Rio de Janeiro a polícia civil elucida 4% dos crimes, no Amapá esse percentual é de 90%. São números impressionantes, e que devem ser levados em conta na questão de investimentos, porque sem aparelhamento o grau de eficiência é nessa proporção, imaginamos como será a partir do momento em que nossos policiais contarem com uma polícia bem estruturada”, concluiu.

Texto e foto: Ascom / deputado estadual Ericlaudio Alencar

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend