Ericlaudio Alencar defende valorização e incentivo ao marabaixo amapaense

Ericlaudio Alencar defende valorização e incentivo ao marabaixo amapaense

Líder do governo na assembleia legislativa defendeu a valorização da maior manifestação cultural do estado.

 

Macapá (AP) – O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ericlaudio Alencar (PRB-AP), participou na última terça-feira (16), da sessão solene no plenário daquela Casa de Leis que marcou o Dia Estadual do Marabaixo Amapaense, criado por meio da Lei 0049/2010 de autoria do deputado Dalto Martins (PMDB), morto em acidente aéreo ocorrido em abril de 2012.

De acordo com o deputado Ericlaudio Alencar, a maior manifestação cultural do Estado precisa ser mais valorizada e divulgada nacional e internacionalmente. “Precisamos quebrar as correntes do preconceito ainda existente sobre nosso marabaixo. A ignorância é que faz com que se desvirtuem as coisas. O marabaixo é a raiz do nosso povo e isso precisa ser respeitado e valorizado”, defendeu o parlamentar republicano durante seu discurso.

A secretária de Políticas Afrodescendentes do Amapá, pedagoga Núbia de Souza, defendeu a criação de um fundo financeiro específico para apoiar as manifestações anuais. “Gostaríamos que o deputado Ericlaudio Alencar, como líder do governo, levasse essa proposta da criação de um fundo para o marabaixo. Sabemos que existe o fundo da cultura, mas estamos falando de algo que merece essa atenção especial”, justificou.

“Vamos levar essa proposição ao governador Waldez Góes para ser discutido. Ele [Waldez] sempre teve carinho especial pelo marabaixo e vejo que o pleito é válido”, respondeu.

O republicano lembrou a letra da música de Clara Nunes (Canto das três raças) para ilustrar que a manifestação cultural ainda lamenta essa falta de apoio sentida ao longo de décadas. A letra diz que: “Esse canto que devia ser um canto de alegria, soa apenas como um soluçar de dor”.

“Deveria ser um canto de alegria realmente, mas é muito mais um lamento. Estamos nos ombreando com os marabaixistas para defender um grande projeto de valorização dessa manifestação folclórica. Vamos propor um diálogo para agregar a esta data a Virada Cultural do Marabaixo. Assim, poderemos levar o tema para dentro das escolas com palestras e apresentações, e para locais públicos de grande concentração de pessoas”, declarou Ericlaudio Alencar.

A sessão, proposta pela deputada Roseli Matos (DEM), encerrou com o rufar dos tambores e as caixas de marabaixo.

Texto e foto: Diário do Amapá

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!