Ericlaudio Alencar defende valorização e incentivo ao marabaixo amapaense

Ericlaudio Alencar defende valorização e incentivo ao marabaixo amapaense

Líder do governo na assembleia legislativa defendeu a valorização da maior manifestação cultural do estado.

 

Macapá (AP) – O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ericlaudio Alencar (PRB-AP), participou na última terça-feira (16), da sessão solene no plenário daquela Casa de Leis que marcou o Dia Estadual do Marabaixo Amapaense, criado por meio da Lei 0049/2010 de autoria do deputado Dalto Martins (PMDB), morto em acidente aéreo ocorrido em abril de 2012.

De acordo com o deputado Ericlaudio Alencar, a maior manifestação cultural do Estado precisa ser mais valorizada e divulgada nacional e internacionalmente. “Precisamos quebrar as correntes do preconceito ainda existente sobre nosso marabaixo. A ignorância é que faz com que se desvirtuem as coisas. O marabaixo é a raiz do nosso povo e isso precisa ser respeitado e valorizado”, defendeu o parlamentar republicano durante seu discurso.

A secretária de Políticas Afrodescendentes do Amapá, pedagoga Núbia de Souza, defendeu a criação de um fundo financeiro específico para apoiar as manifestações anuais. “Gostaríamos que o deputado Ericlaudio Alencar, como líder do governo, levasse essa proposta da criação de um fundo para o marabaixo. Sabemos que existe o fundo da cultura, mas estamos falando de algo que merece essa atenção especial”, justificou.

“Vamos levar essa proposição ao governador Waldez Góes para ser discutido. Ele [Waldez] sempre teve carinho especial pelo marabaixo e vejo que o pleito é válido”, respondeu.

O republicano lembrou a letra da música de Clara Nunes (Canto das três raças) para ilustrar que a manifestação cultural ainda lamenta essa falta de apoio sentida ao longo de décadas. A letra diz que: “Esse canto que devia ser um canto de alegria, soa apenas como um soluçar de dor”.

“Deveria ser um canto de alegria realmente, mas é muito mais um lamento. Estamos nos ombreando com os marabaixistas para defender um grande projeto de valorização dessa manifestação folclórica. Vamos propor um diálogo para agregar a esta data a Virada Cultural do Marabaixo. Assim, poderemos levar o tema para dentro das escolas com palestras e apresentações, e para locais públicos de grande concentração de pessoas”, declarou Ericlaudio Alencar.

A sessão, proposta pela deputada Roseli Matos (DEM), encerrou com o rufar dos tambores e as caixas de marabaixo.

Texto e foto: Diário do Amapá

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest