Ericlaudio Alencar apresenta projeto que garante check-up à população acima dos 40 anos de idade

Ericlaudio Alencar apresenta projeto que garante check-up à população acima dos 40 anos de idade

Para o deputado, a falta de informação é um dos problemas a serem combatidos.


Macapá (AP)
– Os quarentões do Estado do Amapá poderão em breve ganhar um aliado na briga pela boa forma. O projeto de Lei autoriza o Executivo Estadual a implantar na rede de saúde o exame de Onco Ckeck-UP, que obriga o Estado a realizar pelos hospitais públicos e privados os exames de prevenção e diagnóstico de câncer em pessoas com idade a partir dos 40 anos. “A realização periódica de check-ups é essencial para a manutenção de uma boa saúde, contribuindo sobremaneira para detectar doenças em estágio inicial e a salvar vidas”, justifica o autor do projeto deputado Ericlaudio Alencar (PRB-AP).

De acordo com o projeto o check-up médico é um conjunto de ações com a finalidade de diagnosticar doenças e detectar problemas de saúde em pessoas sem sintomas. Junto com a realização de exames, é importante fazer parte do check-up orientações e conceitos de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Pelo projeto, a idade para o início de exames preventivos, em ambos os sexos, varia muito dependendo dos hábitos, costumes, antecedentes familiares, entre outros fatores. Havendo o vício de fumar, sobrepeso ou obesidade, antecedentes familiares ou sedentarismo, deve-se iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico.

Nos casos em que não há antecedentes familiares ou fatores de risco, os exames devem ser iniciados no máximo aos 40 anos de idade e repetidos também a cada ano. Nos portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, a rotina de exames deve ser mais complexa e definida individualmente.

Quanto aos exames de imagem, os mais comuns são, no caso das mulheres, a mamografia, para prevenir o câncer de mama, realizado anualmente a partir dos 40 anos, o papanicolau e a ultrassonografia transvaginal, para evitar doenças relacionadas ao útero e aos ovários, que também é realizado anualmente a partir dos 25 anos, ou quando iniciar a vida sexual ativa e o de densitometria óssea, para a prevenção da osteoporose (em mulheres acima dos 50 anos).

Já o eletrocardiograma, que é um exame para prevenir doenças do coração, deve ser feito tanto por mulheres, quanto por homens. “Para os homens a partir dos 40 anos é importante realizar o exame de palpação digital da próstata, conhecido toque retal”, defende o deputado republicano.

O projeto ressalta ainda a importância do acompanhamento médico regular, mas que a manutenção da saúde depende principalmente de bons hábitos de vida. “Hoje, a medicina dispõe de um grande arsenal para o diagnostico precoce de uma serie de doenças, entretanto estes se mostram inúteis, nos casos em que o individuo não toma consciência do seu papel para a garantia de uma vida mais saudável”, alerta Ericlaudio Alencar (PRB-AP), explicando que no Estado do Amapá e no Brasil, a desinformação é um problema a ser combatido, principalmente a do paciente, que a procura o médico tardiamente.

O projeto, lido na sessão ordinária da última quarta-feira (08), segue para análise das comissões e posteriormente será colocado em pauta para aprovação dos deputados e sanção do Governo do estado.

Texto e foto: Decom / Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest