Ericlaudio Alencar alerta para riscos de câncer entre os homens

O parlamentar revelou que 17 homens tiveram o aparelho reprodutivo masculino amputado no ano passado em função do câncer de pênis

Publicado em 19/6/2015 - 00:00

Ericlaudio Alencar alerta para riscos de câncer entre os homens
Parlamentar revelou que 17 homens tiveram os aparelhos reprodutivos masculinos amputados em 2014 por causa do câncer.

 

Macapá (AP) – O líder do governo na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Ericlaudio Alencar (PRB-AP) fez uma revelação preocupante na última quarta-feira (17), durante sessão ordinária no plenário. Durante discurso, o parlamentar afirmou que 17 homens tiveram o aparelho reprodutivo masculino amputado no ano passado em função do câncer de pênis.

A afirmação foi feita durante a apresentação do Projeto de Lei nº 023/15, de autoria do deputado Pedro da Lua (PSC), que cria o Dia de Luta do Amapá Contra o Câncer. O projeto foi aprovado por unanimidade em plenário.

“São dados não revelados e que infelizmente acabam levando a outros casos pela desinformação. Foram 17 homens que tiveram esse membro amputado por causa do câncer diagnosticado tardiamente. E, acreditem, esse tipo de câncer é fruto da falta de higiene do próprio homem. Precisamos levar campanhas educativas para mostrar que não é apenas o câncer de mama ou de próstata que mata, mas outros que não são tão discutidos, como o de pênis”, disse Ericlaudio Alencar.

O parlamentar republicano disse ainda que a iniciativa do deputado Pedro da Lua deve ser abraçada por todos no sentido de se mudar a realidade no Amapá e acabar com o ‘corredor’ da morte da saúde pública. “A iniciativa é do senhor, deputado Da Lua, mas essa luta é de todos nós. Essa ideia nasceu lá em 2012 e hoje está se materializando. Tenho dois familiares que lutam por suas vidas diariamente. Só quem tem um parente com câncer sabe o que é o sofrimento. Por isso, me coloco em seus lugares todos os dias. É necessário dotar o estado de infraestrutura e medicamentos para fazer com que essas pessoas tenham suas armas para vencer essa guerra. Como diz o padre Paulo Roberto, do Ijoma: ‘Quem tem câncer tem pressa’. Vamos discutir permanentemente com o governador Waldez essa pauta para encontrarmos alternativas que possam desafogar esse sistema. Essa é uma pauta que não pode esperar. Uma hora ou um dia podem ser a diferença entre a vida e a morte”, concluiu Ericlaudio.

Lei

O Dia de Luta do Amapá Contra o Câncer, a ser comemorado sempre em 16 de junho, fará parte do calendário de ações educativas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A data remete ao dia de nascimento do jovem, cuja trajetória de luta contra o câncer, motivou a criação do Ijoma. Joel Magalhães nasceu no dia 16 de junho de 1981 no Estado do Maranhão. Era portador de câncer no mediastino, falecido no Offir Loyola, no dia 13 de dezembro de 2001.

Texto: Ascom / deputado estadual Ericlaudio Alencar
Fotos: Dimison Vales

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend