Empenho de Tia Eron garante recursos para combate à seca em Itabuna (BA)

Empenho de Tia Eron garante recursos para combate à seca em Itabuna (BA)

Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e a deputada federal Tia Eron participaram de audiência, no dia 28 de junho, com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho

 

Brasília (DF) – O Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional liberou na terça-feira (09) mais de R$ 5 milhões para o pagamento de carros-pipas, a fim de amenizar os efeitos da seca no Sul da Bahia. Do total da verba liberada, R$ 3.158.400,00 serão destinados a Itabuna após audiência que ocorreu em Brasília, no dia 28 de junho, entre a deputada federal Tia Eron; o prefeito Claudevane Leite (ambos do PRB); e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

A situação de emergência em Itabuna foi declarada através do Decreto nº 11.668, datado do dia 03 de junho, por conta da seca atravessada pelo município. A cidade fica a 426 km da capital baiana e é a quinta mais populosa da Bahia, com mais de 200 mil habitantes. Segundo Claudevane, a estiagem prejudica a normalidade da distribuição e fornecimento de água potável para a população de diversos bairros, povoados e distritos, além de comprometer o funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches e clínicas. Tanques comunitários abastecidos por carros-pipa foram colocados nos bairros da cidade.

“Estamos em período de seca há mais de nove meses. A previsão dos índices pluviométricos para nossa região é de que só terão chuvas significativas a partir do mês de novembro, agravando ainda mais a situação da comunidade itabunense, que depende do abastecimento de água para suprir as suas necessidades básicas. Assim, recorremos a esse Órgão, por intermédio da deputada Tia Eron, no sentido de que seja viabilizada a liberação de novos recursos a serem destinados a amenizar a problemática que atinge aos nossos munícipes, bem como municípios vizinhos, comunidades rurais e indígenas”, desabafou o prefeito republicano.

O recurso é fruto do convênio com a União, de onde partem recursos para a conta do Estado da Bahia e a este cabe fazer o repasse ao município para que seja efetuado o pagamento dos carros-pipa. “Estivemos no dia 28 de junho pedindo socorro ao ministro Helder Barbalho, que de pronto se comprometeu em publicar no diário oficial o reconhecimento da situação de emergência da cidade, fato este que fora cumprido no mesmo dia (Portaria nº148 que reconheceu a situação de emergência em Itabuna). Esse pleito dos itabunenses precisava ser atendido o mais rápido e foi. Ontem (09) tivemos a liberação de mais de três milhões para a cidade. Sabemos que essa medida é paliativa, mas o povo precisa de soluções para agora e assim fizemos. Continuo junto ao prefeito de Itabuna buscando recursos e ações diretas em prol da cidade. Além de ser uma cidade estratégica na economia do Estado é uma terra de um povo trabalhador, guerreiro e merece todo o apoio do governo federal para atravessar esse momento”, explicou Tia Eron.

Segundo a administração local, a estiagem paralisou a captação de água nos rios Salgado e Colônia, além do rio Almada que, devido à ausência de chuva, reduziu 97% de captação na Estação de Rio do Braço, uma das que distribui água para a cidade.

Texto e foto: Ascom – deputada federal Tia Eron

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest