Em Salvador, Tia Ju é homenageada em sessão especial pelo Dia da Mulher Negra

Deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) recebeu o Prêmio Maria Felipa, em sessão especial proposta pela vereadora Ireuda Silva (PRB), na Câmara Municipal de Salvador

Publicado em 27/7/2017 - 00:00

Em Salvador, Tia Ju é homenageada em sessão especial pelo Dia da Mulher Negra
“Precisamos lutar pelo empoderamento feminino. Precisamos lutar pelas mulheres negras”, disse Tia Ju

Salvador (BA) – A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) foi uma das homenageadas da última terça-feira (25), durante sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador (BA). O evento foi uma proposição da vereadora Ireuda Silva (PRB), alusivo ao Dia Municipal da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha.

“É o reconhecimento à trajetória destas cidadãs que tiveram que se impor diante de diversas barreiras de gênero e raciais que existem na sociedade”, afirmou Ireuda. Para a vereadora republicana, “um exemplo disso são os espaços de poder, onde há, no máximo, uma mulher negra”. A Câmara Municipal de Salvador é composta por 43 vereadores e Ireuda Silva é a única mulher negra nesta legislatura.

As mulheres negras homenageadas receberam o Prêmio Maria Felipa, guerreira que liderou um grupo de 200 pessoas, entre mulheres negras, índios tupinambás e tapuias nas batalhas contra os portugueses que atacavam a Ilha de Itaparica, em 1822.

Para Tia Ju, a homenagem recebida tem uma enorme relevância. “Como mulher, negra e baiana, estou muito feliz com este reconhecimento. Ainda temos muito que caminhar, muito que fazer para que haja uma igualdade entre gêneros. Mas a realidade das mulheres negras no Brasil e na América Latina ainda é frágil”, disse a deputada. Tia Ju lembrou que de 2003 e 2013 subiu em 54,2% o número de assassinatos de mulheres negras, enquanto, no mesmo período, houve diminuição de 9,8% para as mulheres brancas.

“Precisamos lutar pelo empoderamento feminino. Precisamos lutar pelas mulheres negras. Para que a sociedade brasileira possa alcançar a equidade entre homens e mulheres, é imprescindível considerar que há ainda desigualdade entre mulheres brancas e negras devido ao histórico de violência que a população negra sofreu e sofre até os dias de hoje por conta do racismo. Como mulher, negra e deputada estadual, eu me sinto na obrigação de representar, defender e relembrar esta luta”, Tia Ju.

Outras homenageadas

Uma das homenageadas foi a pugilista Adriana Araújo. “Na condição de mulher negra, baiana e latino-americana encaro com muita honra esta homenagem. Nós, mulheres nordestinas, estamos sempre dispostas a encarar a luta e galgar vitórias”, disse.

A honraria também foi concedida a jornalista Ana Portela. “Fico consternada ao ser homenageada com o Prêmio Maria Felipa, porque ela foi na realidade uma libertadora de negros. Não tem preço integrar este evento. O que a vereadora Ireuda Silva está fazendo aqui é valorizar o empoderamento feminino e negro”, destacou.

A cantora e compositora Margareth Menezes também recebeu o Prêmio Maria Felipa. “Essa é um reconhecimento da cidade de Salvador ao nosso trabalho e trajetória. Aliás, uma história que não é feita só por mim, pois há toda uma equipe ao meu lado. E o valor é mais especial porque Maria Felipa foi uma verdadeira heroína”, afirmou a cantora.

Também compuseram a mesa do evento a deputada federal licenciada e atual secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza Tia Eron (PRB-BA); a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda; a comandante da Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago; o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA); a titular da Delegacia da Mulher em Salvador, Marilda Marcela; além de Carol Machado e Tereza Coelho, do Movimento Maria Felipa.

Texto: Ascom – deputada estadual Tia Ju
Edição: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereadora Ireuda Silva
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend