Em parecer da CPI, Rosangela Gomes diz que há um genocídio de jovens negros no Brasil

Em parecer da CPI, Rosangela Gomes diz que há um genocídio de jovens negros no Brasil

Para enfrentar o problema, a relatora sugeriu um Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens.

 

Brasília (DF) – Ao apresentar o parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres, nesta terça (7), a deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) disse que há um genocídio de jovens negros no Brasil. Segundo ela, pelos documentos analisados e por todos os depoimentos ouvidos nas oitivas, não é exagero falar em extermínio. A votação do parecer foi adiada para a próxima terça-feira (14).

rosangela-gomes-prb-parecer-cpi-jovens-negros-e-pobres-foto2-douglas-gomes-07-07-15Para enfrentar o problema, a relatora sugeriu um Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens. “A causa principal da violência contra os jovens negros e pobres é o racismo. Não tendo acesso ao ensino de qualidade, ao mercado de trabalho, tampouco a locais dignos de moradia, essa parcela da sociedade fica encurralada numa armadilha sistêmica. Do alçapão são jogados para a marginalidade. O racismo é a uma patologia social. Vivemos em um estado de guerra latente”, enfatizou Rosangela.

A comissão propôs também a criação do Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial para financiar a Política de Igualdade Racial. “Queremos criar condições para que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Fundação Cultural Palmares, bem como os demais órgãos que trabalham com a promoção da igualdade racial, possam vir a exercer suas atribuições de forma plena, eficaz e continuada”, defendeu.

Saiba mais

Segundo pesquisa do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/Datasus), entre 2001 e 2011, ocorreram cerca de 550 mil homicídios, dos quais 34,4% foram brancos e 64,7%, negros. Ainda de acordo com o SIM/Datasus, mais da metade dos homicídios ocorridos em 2011, no Brasil, eram jovens negros (71,44%).

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest