Em audiência pública com ministro Chioro, deputados do PRB defendem mais recursos para a saúde

Em audiência pública com ministro Chioro, deputados do PRB defendem mais recursos para a saúde

Os parlamentares solicitaram mais informações sobre as ações do Ministério da Saúde nos seus estados e criticaram a falta de atualização dos valores repassados para os municípios.

 

Brasília (DF) – Os deputados republicanos Carlos Gomes (PRB-RS), Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Sérgio Reis (PRB-SP) participaram de audiência pública realizada pela comissão de Seguridade Social e Família, em parceria com as comissões de Fiscalização Financeira e Controle, e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, na última quarta-feira (29), para ouvir o ministro da Saúde, Arthur Chioro. No debate, os parlamentares solicitaram mais informações sobre as ações do Ministério da Saúde nos seus estados e criticaram a falta de atualização dos valores repassados para os municípios.

O deputado Carlos Gomes (PRB-RS) cobrou do governo federal o reajuste nos repasses feitos aos municípios gaúchos para custeio e manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). rosangela-gomes-prb-audiencia-ministro-da-saude-foto-douglas-gomes-30-04-15-02“Desde 2009, o Ministério da Saúde não atualiza os valores destinados para as UPAs. De lá para cá houve reajuste nos salários dos profissionais e aumento da inflação. Hoje, os municípios estão arcando com praticamente 50% das despesas, quando o percentual estabelecido para as prefeituras é de 25%. As UPAs pedem socorro”, criticou o deputado.

A deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) classificou a situação da saúde no Brasil como caótica. “É um problema crônico que se arrasta há décadas. Sou do Estado do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, onde temos mais de cinco milhões de habitantes e o único hospital de alta complexidade é o Hospital da Posse, uma unidade de urgência e emergência. Estamos assistindo um genocídio consentido todos os dias e apelo, em público, para que o governo e o Ministério da Saúde tomem providências para minimizar os problemas enfrentados pela população”, reivindicou a deputada.

Durante o debate, Sérgio Reis (PRB-SP) se colocou à disposição para angariar recursos por meio de shows para ajudar as santas casas. “Essa é minha obrigação, pois viajo por todo o Brasil e sei a realidade enfrentada pelo povo nas filas dos hospitais. Não sou de uma cidade só, São Paulo, sou de todo o Brasil. Não vamos aceitar essa situação das santas casas estarem fechando por falta de recursos. Temos que fazer alguma coisa”, sugeriu o deputado.

sergio-reis-prb-audiencia-ministro-da-saude-foto-douglas-gomes-30-04-15-03O ministro da Saúde, Arthur Chioro, negou a diminuição de repasses para a saúde no âmbito da União, estados e municípios. Ele reiterou que, apesar do contexto de restrição orçamentária, a pasta mantém o ritmo de expansão das políticas públicas consideradas vitais, como o Programa Mais Médicos. De acordo com o governo, o Orçamento de 2015 destinará R$ 109,2 bilhões para a saúde, 8,8% a mais em relação ao previsto para 2014 (R$ 100,3 bilhões).

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, com informações de Jorge Fuentes
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest