Em audiência pública, Alan Rick reivindica reconstrução de unidades de saúde no Acre

Em audiência pública, Alan Rick reivindica reconstrução de unidades de saúde no Acre

Júlia Pacheco, representante do ministério da Saúde e Alan Rick (PRB/AC)

 

Brasília (DF) – Por inciativa do deputado republicano Alan Rick (PRB-AC), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para ouvir a coordenadora-geral substituta da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Júlia de Albuquerque Pacheco. Dentre os problemas advindos das chuvas, um dos mais preocupantes é a destruição de unidades de saúde do Estado.

Segundo Alan Rick, 15 estabelecimentos foram completamente devastados entre hospitais, UPAS e unidades de atenção básicas. “Municípios como Brasiléia e Xapuri, cidades com 30 mil e 18 mil habitantes respectivamente, estão sem nenhum atendimento de saúde. Tivemos conhecimento do grande trabalho de apoio realizado durante período da alagação, no entanto, é indispensável o auxilio neste segundo momento”, argumenta o republicano.

Para o deputado, a situação de calamidade pública pede providências imediatas. “Foram 130 mil pessoas atingidas entre produtores rurais, moradores e comerciantes. Essas pessoas perderam tudo. As fortes chuvas resultaram na maior enchente vista pelos acreanos, castigando nove dos 22 municípios do estado: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Manuel Urbano, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Xapuri. Só na capital Rio Branco, o prejuízo foi de 12 milhões reais”, enfatizou.

Representando o Ministério da Saúde, a coordenadora-geral substituta do Sistema Único de Saúde (SUS), Júlia de Albuquerque Pacheco, ressaltou a importância do debate entre prefeituras, estado e governo. “Tudo o que foi exposto nesta audiência é de grande valia e será levado ao conhecimento de uma comissão técnica que irá elaborar um plano de reconstrução das unidades de saúde, bem como tomar providências para evitar que problemas como esse voltem a se repetir”, finalizou.

Por Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest