Em audiência pública, Alan Rick reivindica reconstrução de unidades de saúde no Acre

De acordo com o deputado do PRB, 15 unidades de saúde foram completamente devastadas pelas cheias.

Publicado em 15/4/2015 - 00:00

Em audiência pública, Alan Rick reivindica reconstrução de unidades de saúde no Acre
Júlia Pacheco, representante do ministério da Saúde e Alan Rick (PRB/AC)

 

Brasília (DF) – Por inciativa do deputado republicano Alan Rick (PRB-AC), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para ouvir a coordenadora-geral substituta da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Júlia de Albuquerque Pacheco. Dentre os problemas advindos das chuvas, um dos mais preocupantes é a destruição de unidades de saúde do Estado.

Segundo Alan Rick, 15 estabelecimentos foram completamente devastados entre hospitais, UPAS e unidades de atenção básicas. “Municípios como Brasiléia e Xapuri, cidades com 30 mil e 18 mil habitantes respectivamente, estão sem nenhum atendimento de saúde. Tivemos conhecimento do grande trabalho de apoio realizado durante período da alagação, no entanto, é indispensável o auxilio neste segundo momento”, argumenta o republicano.

Para o deputado, a situação de calamidade pública pede providências imediatas. “Foram 130 mil pessoas atingidas entre produtores rurais, moradores e comerciantes. Essas pessoas perderam tudo. As fortes chuvas resultaram na maior enchente vista pelos acreanos, castigando nove dos 22 municípios do estado: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Manuel Urbano, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Xapuri. Só na capital Rio Branco, o prejuízo foi de 12 milhões reais”, enfatizou.

Representando o Ministério da Saúde, a coordenadora-geral substituta do Sistema Único de Saúde (SUS), Júlia de Albuquerque Pacheco, ressaltou a importância do debate entre prefeituras, estado e governo. “Tudo o que foi exposto nesta audiência é de grande valia e será levado ao conhecimento de uma comissão técnica que irá elaborar um plano de reconstrução das unidades de saúde, bem como tomar providências para evitar que problemas como esse voltem a se repetir”, finalizou.

Por Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

Reportar Erro
Send this to a friend