Em audiência no Ministério da Saúde, Sérgio Reis reivindica novas unidades de radioterapia

Republicano quer agilidade na análise dos processos para credenciamento ao Plano Nacional de Expansão da Radioterapia

Publicado em 12/8/2015 - 00:00

Em audiência no Ministério da Saúde, Sérgio Reis reivindica novas unidades de radioterapia
Sérgio Reis cobrou do governo federal agilidade na análise dos processos para credenciamento de municípios e unidades de saúde ao Plano Nacional de Expansão da Radioterapia no SUS.

 

Brasília (DF) – Em reunião no Ministério da Saúde, na tarde desta terça-feira (11), o deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP) cobrou do governo federal agilidade na análise dos processos para credenciamento de municípios e unidades de saúde ao Plano Nacional de Expansão da Radioterapia no SUS (Sistema Único de Saúde), especialmente do Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí, interior de São Paulo. De acordo com o parlamentar, as unidades de tratamento disponíveis para a população são insuficientes e o atraso na implantação das novas centrais previstas no plano de expansão, como a de Jacareí, ocasiona sérios prejuízos a todo o Brasil.

“Eu fico preocupado porque o câncer é uma doença que requer urgência no tratamento”, criticou o deputado Sérgio Reis diante das explicações burocráticas da equipe técnica e emendou: “Quem trabalha com saúde já não sabe mais o que fazer. O governo precisa tomar uma posição e unir esforços para resolver os problemas da saúde, que afligem toda a população brasileira”, disse.

O assessor da Coordenadoria Geral de Equipamentos e Materiais de Uso em Saúde, Marco Aurélio, explicou que o atraso na implantação do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS se dá por conta da alta complexidade do assunto. Segundo ele, o próprio ministério se surpreendeu com o atraso na elaboração dos projetos, porém as empresas responsáveis já foram acionadas.

Sobre o caso de Jacareí, Aurélio disse que dois dos projetos do Hospital São Francisco de Assis já foram reprovados pela Vigilância Sanitária e pela área de engenharia nuclear da pasta, por erros na elaboração. Ele ressaltou, no entanto, que os erros não são de responsabilidade do hospital, mas das empresas selecionadas via licitação.

Também estiveram na reunião, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Arlen Santiago, e representantes dos municípios mineiros de Ponte Nova e Sete Lagoas, do Hospital da Baleia, de Belo Horizonte e do Hospital São Francisco de Assis.

Ao final da reunião, ficou acertado um novo encontro com a presença dos técnicos da Secretaria de Atenção Básica e de outros setores do ministério.

Saiba mais

De acordo com o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, 65 municípios, em 22 estados e no Distrito Federal, serão beneficiados. Além da compra de aceleradores lineares, serão licitadas as obras para a construção dos chamados “Bunkers”, locais específicos destinados a abrigar os aceleradores para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.

Fonte: Ascom – deputado federal Sérgio Reis

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend