Eduardo Lopes defende transferência da Secretaria da Pesca para o MDIC

Senador acredita que o Brasil precisa investir na atividade pesqueira e com a transferência para o MDIC, a atividade terá uma alavancada

Publicado em 24/3/2017 - 00:00

eduardo-lopes-prb-defende-transferencia-da-secretaria-da-pesca-para-o-mdic-foto-agencia-senado-24-03-17
Senador Eduardo Lopes acredita que o Brasil precisa investir na atividade pesqueira e com a transferência para o MDIC, a atividade terá uma alavancada com a valorização da pesca artesanal e o incremento da parte industrial

Brasília (DF) – O senador e ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB) subiu à tribuna, na quarta-feira (22), para defender o decreto do Governo de transferir a Secretaria de Aquicultura e Pesca, até então ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

“Sinto-me no dever de pontuar algumas questões, sobretudo para tranquilizar os pescadores. E o faço com a segurança de quem conviveu com a realidade deste setor. Quando ministro da Pesca, tive a oportunidade de conhecer de perto as dificuldades, os anseios e o potencial social e econômico da pesca no país”, iniciou Lopes.

O senador acredita que a medida deve ser analisada sob dois aspectos elementares: primeiro, a real situação do setor pesqueiro sob o manto do MAPA e suas perspectivas sob o comando do MDIC. Ele falou ainda do potencial que o Brasil tem, mas que ainda se encontra longe de atingir a cota anual. “A costa brasileira é um dos últimos santuários do atum-azul, o pescado mais valorizado no mercado internacional. A partir de portos nacionais, pode-se chegar aos cardumes com poucas horas de navegação. Apesar disso, o país não consegue bater sua cota anual estabelecida pelo Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT)”, disse o ex-ministro da Pesca.

Segundo Lopes, o Brasil precisa investir na atividade pesqueira e com a transferência para o MDIC, a atividade terá uma alavancada com a valorização da pesca artesanal e o incremento da parte industrial, mediante a renovação e a ampliação da frota, modernização tecnológica e fomento para todo o ciclo produtivo. “Não há dúvidas de que o MDIC é a pasta mais bem identificada com o programa de desenvolvimento do Brasil, especialmente neste momento de crise, em que o país precisa sair da mesmice e ousar em segmentos ainda subexplorados, como é o caso da pesca, da aquicultura, para fortalecer sua economia e gerar empregos. O Governo acertou com a mudança. O Brasil e os pescadores ganharão com ela”, finalizou o senador do PRB.

Texto: Júnior Laurindo / Ascom – senador Eduardo Lopes
Foto: Agência Senado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend